Aprimora nas unidades: gestores da Fundahc e do HEJ participam de oficina sobre planejamento estratégico
Encontro abordou desde a elaboração do planejamento até o uso de ferramentas de gestão como o Sipep e a Feedz
Texto: Thalita Braga
Fotos: Ascom Fundahc
Na busca incessante por aprimoramento e excelência na gestão de saúde, gestores da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) e do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) participaram, no último dia 13 de março, da 2ª Oficina de Avaliação de Processos Gerenciais e Planejamento da unidade.
O evento, que contou com a presença da diretora-executiva da Fundahc, Lucilene de Sousa, do assessor institucional da fundação, José Rodrigues, e da diretora da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da universidade (Secplan/UFG), Maria Tereza de Godoy, teve como foco principal o aprimoramento das práticas de gestão e a implementação de estratégias voltadas para a melhoria contínua.
Lucilene destacou os avanços que a unidade tem alcançado desde que a Fundahc assumiu a gestão do hospital estadual e parabenizou a diretoria e toda a equipe pelo comprometimento em seguir buscando avanços para a unidade. Durante a oficina, Lucilene apresentou a nova diretora administrativa do HEJ, Liza Karolina Flores Figueiredo, que assumiu o cargo com o desafio de apoiar o diretor-geral Juliano Rocha e o diretor-técnico Pedro Vinícius Souza na ampliação dos serviços, além de garantir uma assistência de qualidade à população do sudoeste goiano.
“Nós já avançamos muito e temos muitos desafios pela frente. Hoje nós temos muito o que comemorar com a renovação do aditivo com a Secretaria de Estado da Saúde para gestão do HEJ por mais sete meses e com a chegada da Liza, que vem com uma longa experiência em unidades de saúde e que certamente irá realizar um trabalho de excelência aqui no HEJ, dando continuidade a essa construção que já estamos trabalhando desde 2021”, disse a diretora da Fundahc.
Durante a oficina, a professora Maria Tereza, integrante do projeto Aprimora Fundahc, que teve início na administração e está sendo estendido às unidades geridas, apresentou o Sistema de Gestão de Planejamento e de Projetos (Sipep), onde é possível cadastrar e monitorar planos estratégicos, metas, indicadores, projetos e planos de ação, entre outras ferramentas de gestão.
“O projeto Aprimora visa ampliar as atividades da Fundahc e melhorar os serviços já oferecidos nas unidades geridas por meio de formação continuada dos profissionais, a fim de garantir que esse padrão de qualidade da UFG chegue à população”, explicou Maria Tereza, reforçando que o projeto abrange diversas frentes de trabalho, incluindo planejamento, otimização de processos, desenvolvimento de soluções tecnológicas e revisão jurídica, visando promover uma gestão mais eficiente e estratégica.
Para José Rodrigues, o segundo encontro evidenciou, ainda, a importância do alinhamento entre os gestores da Fundahc e do HEJ para construção de estratégias e adoção de processos de qualidade para o aprimoramento contínuo da gestão hospitalar: “Com isso, espera-se não apenas melhorias internas nas unidades, mas também uma maior eficiência na prestação de serviços de saúde à comunidade”.
Dentro da programação da oficina, foi apresentado o panorama de custos do HEJ e propostas de melhorias nos processos de qualidade dentro do hospital em busca de oferecer serviços de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde, e certificações que reforcem o cumprimento desses processos. Os gestores da unidade estadual conheceram também a plataforma Feedz, que será implementada com objetivo de melhorar a cultura de feedbacks e o clima organizacional e apoiar os líderes na gestão de suas equipes.
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