Família de colaborador do Célia Câmara supera desafios ao lidar com o autismo dos filhos
A história da família de Valteir destaca a importância da conscientização e empatia
Por: Jéssica Valerio
Fotos: Arquivo pessoal
Valteir Vieira dos Santos Júnior, é maqueiro hospitalar no Hospital e Maternidade Célia Câmara (HMMCC), e sua esposa Vanessa Cândida da Silva, estão enfrentando desafios enquanto criam seus dois filhos, Valteir Neto, de 14 anos, e Arthur Lourenço, de 5 anos. Os dois meninos foram diagnosticados com autismo, Arthur com nível 3 aos 1 ano e 8 meses de idade, e Valteir Neto com nível 1 aos 12 anos de idade.
O diagnóstico precoce de Arthur veio após os pais notarem atraso na fala por volta dos 1 ano de idade, já que a criança não balbuciava. Assim que marcaram uma consulta com a fonoaudióloga, foram encaminhados para uma neuropediatra, onde os exames confirmaram o autismo de Arthur. Hoje, a criança recebe acompanhamento multiprofissional e requer apoio para diversas atividades, já que também possui deficiência intelectual e o desenvolvimento é um pouco lento devido ao grau de autismo.
“Através do atraso de fala que começamos a desconfiar, com 1 ano e 6 meses a fonoaudióloga nos encaminhou para falarmos com uma neuropediatra. O atraso de Arthur não era só na fala, mas também a falta de contato visual, não atender pelo chamado, ele tinha estereotipias”, diz Valteir.
A surpresa veio quando a equipe médica sugeriu que Valteir Neto também fosse examinado, resultando no diagnóstico de grau 1 de autismo, conhecido também como Síndrome de Asperger, que faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vanessa destaca a importância da conscientização sobre o autismo e a empatia, enfatizando que "é preciso entender o lado do outro":
"Ao lidar com o autismo de nossos filhos, aprendemos a valorizar ainda mais a importância de compreender as dificuldades enfrentadas por aqueles com necessidades intelectuais ou cognitivas", afirma Vanessa.
Source: Ascom/Fundahc
Categories: Notícias Principais