Maternidade Célia Câmara celebra 4 anos com ampliação do laboratório e novos leitos para mães e bebês
Unidade da Prefeitura de Goiânia soma mais de 50 mil atendimentos de saúde materno-infantil desde a sua inauguração
Texto: Thalita Braga
Fotos: Ascom Fundahc
Para celebrar os 4 anos de funcionamento do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), a Prefeitura de Goiânia e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas de Goiânia (Fundahc) anunciaram nesta quarta-feira, 10 de abril, a ampliação do laboratório da unidade e a abertura de dez novos leitos de Alojamento Conjunto (Alcon), aqueles que abrigam mães e seus bebês após o parto até o momento de alta. A entrega foi realizada pelo prefeito Rogério Cruz, o secretário de Saúde Wilson Pollara, a diretora-executiva da Fundahc/UFG, Lucilene Maria de Sousa e o diretor-geral do HMMCC, Marcelo Cupertino, durante cerimônia comemorativa na maternidade localizada no Conjunto Vera Cruz, região Oeste de Goiânia.
Para a diretora-executiva da Fundahc/UFG, Lucilene Maria de Sousa, esse é um momento de celebração. “Tivemos inúmeras conquistas nesta unidade, inicialmente inaugurada em tempo recorde para atender os pacientes diagnosticados com covid e, posteriormente, a adequando para o seu objetivo fim, que é ser um hospital de referência para o atendimento materno-infantil da população goianiense”, destacou.
Ao longo destes 4 anos, o Célia Câmara soma mais de 50 mil atendimentos, 6,9 mil partos e 630 mil exames realizados. “Cada nova demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia para modificar ou ampliar leitos e iniciar novos serviços é recebida com entusiasmo”, ressaltou Lucilene, reforçando o compromisso da Fundahc/UFG em assegurar os pilares da Universidade Federal de Goiás (UFG) em suas unidades geridas. “Nossa maior missão é salvar vidas, mas também garantir que novos profissionais sejam formados e que o ensino e pesquisa sejam incentivados continuamente”, disse.
Ampliação
Em seu discurso, o prefeito Rogério destacou que a prioridade de sua gestão sempre foi cuidar das pessoas, por meio de ações e programas realizados desde 2021, quando assumiu a Prefeitura de Goiânia. Também disse reconhecer o trabalho e empenho de todos os colaboradores da unidade de saúde.
“A ampliação dos serviços ofertados no Célia Câmara significa um melhor atendimento à população goianiense. Nós temos a certeza de que essa ampliação traz uma grande vantagem, com leitos mais humanizados para mães, recém-nascidos e acompanhantes, que terão mais conforto. Isso é muito importante porque traz dignidade ao ser humano e às pessoas que buscam atendimento no Célia Câmara”, pontuou.
Sobre a transferência do laboratório de análises clínicas do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), na Vila Redenção, para a unidade Célia Câmara, em um espaço mais amplo e adequado para os trabalhadores desse setor, o prefeito Rogério afirmou que o objetivo é melhorar o ambiente de trabalho, dando mais dignidade a todos, e também é uma forma de dar respostas mais rápidas à sociedade, na resolução de exames médicos.
O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, antecipou que há um projeto de ampliação do HMMCC pela sua concepção arquitetônica que, inicialmente, serviu de amparo a pacientes durante a pandemia da covid-19. “Agora é hora de retomarmos o plano inicial, e transformá-la para um melhor atendimento, oferecendo serviços de excelência, pela potencialidade que a estrutura tem. Nosso objetivo é ofertar toda a qualidade de saúde para as mulheres de Goiânia, que é realmente o que elas merecem”, afirmou.
Pollara afirmou que o oferecimento de novos serviços se dará de forma gradativa, em áreas como endocrinologia, vascular, menopausa, prevenção do câncer, entre outras. “Tudo o que se refere à mulher será atendido nesta unidade”, disse.
O diretor-geral do HMMCC, Marcelo Cupertino, pontuou que a ampliação dos leitos de Alojamento Conjunto (Alcon) está relacionada diretamente ao compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a humanização preconizada para essas mães. “Os Alcons são leitos individualizados, onde tem espaço para acomodar o acompanhante, o bebê e a mãe em um quarto exclusivo, dando dignidade, segurança e também privacidade a essas mães”, explicou.
Marcelo reforça que a unidade está em um constante processo de ampliação e que, no último ano, os números de atendimento quase quadruplicaram. “Hoje, o HMMCC chega a uma nova etapa com a ampliação de mais 15 leitos de alojamento conjunto. Cinco deles já foram habilitados, os próximos 10 serão habilitados agora nos próximos dias, ampliando para um total de 46 leitos para alojamento conjunto e 21 leitos de obstetrícia clínica, além dos demais leitos de ginecologia UTI adulto, UTI neonatal e enfermaria clínica, que dão todo o suporte para o atendimento da mãe, desde os casos mais simples aos casos mais complexos, uma maternidade de alto risco completa para atender a população”, finalizou.
Também estiveram presentes na cerimônia os diretores técnico e administrativo do HMMCC, Aldair Novato e Maxuel Pedreira, a primeira-dama Thelma Cruz, o vereador Pedro Azulão, diretores das unidades Dona Iris e Nascer Cidadão, gestores da Fundahc e colaboradores do HMMCC.
Sobre o Célia
Inaugurada em abril de 2020, a unidade de saúde da Prefeitura de Goiânia é gerida pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás - Fundahc/UFG desde a sua abertura e conta hoje com 845 colaboradores. De lá para cá já foram realizadas 7,8 mil partos; 5,7 mil consultas eletivas; 672,3 mil exames laboratoriais e outros 47,3 mil de imagem; 223 cirurgias eletivas; 50,6 atendimentos gerais e 2,5 mil registros de cartório. Nesse período, o posto de coleta de leite humano também realizou 2,2 mil atendimentos, com a captação de 262 litros de leite.
A unidade conta com uma área construída de 15.000 m², que contempla três salas de cirurgia, 152 leitos ativos, sendo 20 de UTI adulta, 15 de enfermaria, 21 de obstetrícia clínica, 8 de ginecologia cirúrgica, 6 de Centro de Parto Normal, 5 Leitos Recuperação, 10 de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, 10 de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), 5 de Ucin Canguru e 4 salas de cuidado. Passará de 36 Alcons para 46.
Categorias: Notícias Principais