reuniao museu

Apoiadora do projeto ‘Museu da História da Medicina de Goiás’, Fundahc/UFG reforça seu compromisso com a saúde e a cultura

Em 12/04/24 13:33. Atualizada em 12/04/24 16:04.

Com inauguração prevista para o mês de agosto, museu permitirá que a história e os avanços no campo da medicina goiana sejam compartilhados com o público

Por: Jéssica Valerio
Foto: Associação Médica de Goiás

reuniao museu

No início deste mês de abril, a diretora-executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás  (Fundahc/UFG), professora Lucilene Maria de Sousa, esteve na Associação Médica de Goiás (AMG) para prestigiar a apresentação do projeto Museu da História da Medicina de Goiás (MUHM-GO), que será o primeiro Museu Imersivo do estado. Participaram da reunião representando a AMG o Dr. Washington Luiz Ferreira Rios, juntamente com o idealizador do museu, Dr. Waldemar Naves do Amaral.

Gestora do projeto, a fundação fará a administração dos recursos necessários para a realização do empreendimento cultural por meio de aporte financeiro proveniente do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) e dos subsídios oferecidos pela Lei Goyazes (Secult Goiás).

“Este projeto vai nos permitir conhecer fatos históricos da trajetória da saúde pública, com o resgate e registros dos avanços, desafios e conquistas que moldaram o cenário da saúde em Goiás, enfatizando o  compromisso da fundação não apenas com a saúde, mas também com a cultura, já que ambas estão intrinsecamente ligadas”, diz Lucilene, que já foi Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, ressaltando a importância do projeto para a preservação da memória da saúde no estado, além do compromisso da Fundahc/UFG com ações na saúde e na cultura.

O lançamento do plano museológico acontecerá em julho, com apresentação da sala imersiva para membros da AMG, Fundahc e colaboradores. A previsão é que o MUHM - GO seja inaugurado oficialmente em agosto deste ano.

Sobre o MUHM-GO

A partir de alterações realizadas no Estatuto da Associação Médica de Goiás, com a  inclusão de um artigo específico sobre o Museu da História da Medicina de Goiás, a AMG foi designada a preservar, documentar, expor e difundir assuntos relacionados à saúde por meio de ações expositivas, culturais e educacionais, bem como a constituição do museu. Foi quando a associação buscou apoio da Fundahc/UFG para dar sequência ao seu desenvolvimento.

Parcerias, recursos e apoio institucional serão fornecidos para garantir que o museu seja concebido e operado de maneira eficaz, permitindo que a história e os avanços no campo da medicina goiana sejam devidamente documentados, preservados e compartilhados com o público. Assim, a colaboração mútua não apenas possibilita a realização do projeto, mas também enfatiza o compromisso com a valorização e preservação do patrimônio cultural relacionado à saúde no estado de Goiás.

O projeto do Museu da História da Medicina de Goiás é coordenado pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Pablo Lisboa, enquanto a execução técnica é feita pelo Digital Lab, laboratório da Universidade que presta serviços e soluções digitais para museus e assemelhados. Também compõem a equipe do projeto o museólogo Jaber Filho, o diretor de educação patrimonial, Renato Cândido, e a diretora de comunicação social e relações públicas, professora Lutiana Casaroli.

“Optamos por enfatizar o aspecto do experiencial digital neste museu, pois em Goiás essa abordagem é inédita e não dispomos de uma estrutura deste tipo. Será um marco desenvolver todo este projeto com o apoio da AMG, Fundahc e UFG", afirma Pablo.

Fonte: Ascom/Fundahc

Categorias: Notícias Principais