segurança-paciente-hej-2024

“Abril pela Segurança do Paciente" é tema de ação de conscientização com acompanhantes do HEJ

Em 15/04/24 14:59. Atualizada em 15/04/24 14:59.

Núcleo Interno de Segurança do Paciente percorreu leitos e orientou pacientes e acompanhantes 

Texto: Thalita Braga 

Fotos: Ascom HEJ 

abril-segurança-do-paciente

Com o intuito de fortalecer a disseminação da cultura de segurança do paciente, o Hospital Estadual de Jataí - HEJ, por meio do Núcleo Interno de Segurança do Paciente – Nisp, realizou na última sexta-feira, 5 de abril, uma blitz educativa para reforçar ações que garantam a segurança do paciente durante o seu tratamento na unidade. 

A ação foi realizada pela enfermeira Nayana Carvalho de Morais, pela coordenadora de Cuidado ao Paciente, Fernanda Ribeiro de Almeida, ambas do Nisp, e pela voluntária Raissa Aragão Oliveira, que é acadêmica de medicina, com abordagem de pacientes e acompanhantes à beira-leito.  

Segundo Fernanda, o foco da ação foi falar do papel do acompanhante durante a internação. “A presença da família no ambiente hospitalar é mais do que bem-vinda, é essencial! Os acompanhantes desempenham um papel vital na promoção da segurança, pois sua participação ativa contribui para a informação e orientação sobre os cuidados, ampliando a qualidade do atendimento prestado”, afirma a coordenadora. 

Confira alguma orientações para você acompanhante do HEJ:

  1. Informe os profissionais sobre doenças ou alergias;
  2. Informe os medicamentos que são utilizados em casa;
  3. Observe se na pulseira de identificação e documentos do paciente estão corretos o nome completo e data de nascimento;
  4. As mãos são as principais vias de transmissão de microrganismos, por isso é muito importante lavar as mãos;
  5. Para evitar quedas, sempre auxilie o paciente quando for caminhar e se precisar se ausentar comunique a equipe de enfermagem;
  6. Não entre com excesso de alimentos, isso pode trazer insetos;
  7. Se estiver doente é melhor não acompanhar o paciente;
  8. Não é autorizado o registro fotográfico e cinematográfico em estabelecimentos de saúde, conforme a Lei n° 3311/20;
  9. Não é permitido visitar outros pacientes, circular entre os leitos e outras áreas do hospital, sem a devida autorização da equipe de profissionais.

Categorias: Notícias Principais