Curso de Retenções Tributárias na Fonte é tema de formação para colaboradores da Fundahc, Funape e fundação RTVE
Formação faz parte da programação do Fórum Permanente das Fundações de Apoio da UFG, que visa integrar e estimular o conhecimento entre os profissionais das instituições
Por: Jéssica Valerio
Foto: Patrícia Tavares/Funape
No último sábado, dia 27 de abril, cerca de 30 colaboradores da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG), da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) participaram do curso de ‘Retenções Tributárias na Fonte: IR, INSS, ISS, PIS, COFINS e CSLL’. A atividade compõe a programação do Fórum Permanente das Fundações de Apoio da UFG, que tem como um dos objetivos discutir temáticas que contribuam na formação profissional dos colaboradores das três fundações por meio da difusão de conhecimento.
Com a iniciativa, Fundahc, Funape e RTVE visam aprimorar o conhecimento dos colaboradores e capacitá-los para lidar com questões tributárias de forma eficiente e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento das fundações envolvidas. O curso proporcionou aos participantes uma abordagem teórica e prática sobre as atualizações nas legislações referentes à substituição tributária e à retenção na fonte de tributos e contribuições sociais, destacando as particularidades de cada serviço.
A gerente de finanças da Fundahc, Laila Borges, pontua que a ocasião foi bastante oportuna para a troca de experiências entre os profissionais e o esclarecimento de dúvidas junto ao palestrante. “Participar do curso de Retenções Tributárias na Fonte foi fundamental para agregar meus conhecimentos profissionais, bem como aprimorar as atividades cotidianas no trabalho junto às equipe de finanças e contabilidade da Fundahc/UFG”, afirma.
A capacitação trouxe novidades sobre as regulamentações tributárias vigentes, permitindo que os profissionais estejam atualizados e em conformidade com a legislação, além de conseguirem identificar pontos cruciais que podem ser mais eficientes, como ressalta a presidente do conselho fiscal e coordenadora de contabilidade da Fundahc, Ábia Alves: “Eu achei o curso de extrema importância para a nossa equipe, pois consegui compreender e verificar pontos de melhorias em relação aos processos realizados por nós”, ressalta.
Para o gerente de contabilidade, Kelson Rodrigues, ao adquirir novos conhecimentos e conteúdos e compartilhar experiências com colegas, os participantes do curso de "Retenções Tributárias na Fonte" estão melhor preparados para enfrentar os desafios do ambiente tributário que está sempre em constante mudança. “Foi um dia de bastante aprendizado, onde reforçamos algumas teorias e juntamente com a participação das outras duas fundações, conseguimos promover o compartilhamento de experiências, ficando ainda mais capacitados em relação ao tema”, avalia.
O curso foi ministrado pelo instrutor Jairo Ferreira dos Santos, que é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Salgado de Oliveira e especialista em Controladoria e Finanças e, atualmente, compõe o quadro de professores da Legis Informações. A atividade foi realizada nas instalações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), localizada no Parque Tecnológico, Campus Samambaia. Representando a Fundahc, participaram os gerentes Laila Borges (Finanças) e Kelson Rodrigues (Contabilidade), os coordenadores Ábia Alves (presidente do conselho fiscal) e Ney Porto (Finanças), além do assistente contábil, Juan Lima e a analista de finanças, Carina Santos.
Fonte: Ascom/Fundahc
Categorias: Notícias Principais