Hospital Estadual de Jataí implementa ferramenta para gestão estratégica de comunicação e qualidade
A metodologia começou a ser utilizada no Pronto Socorro da unidade e deverá ser estendida para outros setores
Texto: Thalita Braga
Fotos: Ascom Fundahc
O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) deu um passo significativo em direção à melhoria da segurança e comunicação no Pronto Socorro (PS) com a implantação de uma nova ferramenta de gestão de processos, o Safety Huddle. A iniciativa visa proporcionar um atendimento mais seguro e eficaz aos pacientes, bem como aprimorar a coordenação entre as equipes de saúde.
Segundo a diretora administrativa do HEJ, Liza Figueiredo, a nova rotina trará muitas mudanças positivas. Ela explica que o Safety Huddle consiste em reuniões curtas e diárias, com duração de 10 a 15 minutos, que serão realizadas no início das atividades do plantão diurno. A primeira delas foi realizada nesta quarta-feira, 15 de maio.
“Essas reuniões permitem que as equipes médica e multidisciplinar discutam a qualidade dos serviços prestados, segurança dos pacientes, demandas prioritárias do dia, e façam o alinhamento das ações de melhorias, identificando falhas antes que elas se tornem incidentes graves”, pontuou.
Os objetivos principais do Safety Huddle incluem:
- Sinalizar preocupações: permitir que os membros da equipe levantem questões sobre a segurança do paciente;
- Identificar possíveis falhas: antecipar problemas antes que ocorram;
- Promover discussões: facilitar o diálogo entre as equipes sobre as práticas e procedimentos;
- Alinhar ações de melhorias: coordenar estratégias para mitigar riscos e melhorar processos.
- Desenvolver uma cultura franca: incentivar a abertura e a transparência nas comunicações;
- Incentivar e sustentar atividades: manter um foco contínuo na segurança;
- Relatar falhas: garantir que erros sejam reportados e tratados adequadamente;
- Acompanhar paciente de média complexidade (classificação de risco amarela) ou que possa apresentar deterioração clínica: oferecer atenção diferenciada para pacientes que requerem cuidados especiais durante o plantão;
- Evitar eventos preveníveis: reduzir a ocorrência de incidentes que podem ser evitados;
- Identificar ausências de protocolos/notificações: garantir que todos os procedimentos estejam documentados e seguidos;
Para o diretor-geral do HEJ, Juliano Rocha, a implementação do Safety Huddle na unidade representa um avanço importante na gestão hospitalar, focando na prevenção de eventos adversos e na melhoria contínua dos serviços prestados. "Com essa iniciativa, o hospital reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade do atendimento aos seus pacientes, além de integrar a equipe melhorando a comunicação e adequando processos", destacou.
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