dia-das-maes-hej

Hospital Estadual de Jataí celebra Dia das Mães com palestras sobre saúde mental e carreira 

Em 20/05/24 16:20. Atualizada em 20/05/24 16:20.

Ações envolveram tanto profissionais que atuam na unidade como mães que são pacientes do HEJ

Texto: Thalita Braga 

Fotos: Ascom HEJ 

dia-das-maes-hej-1

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) celebrou o Dia das Mães com uma série de atividades dedicadas tanto às mães que atuam na unidade quanto às que são pacientes do hospital. As ações visaram valorizar e apoiar as mulheres que conciliam a maternidade com suas profissões e promover a conscientização sobre a saúde mental materna.

O setor de Recursos Humanos do HEJ promoveu duas palestras voltadas para as profissionais da saúde que são mães, abordando temas fundamentais para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “As palestras foram realizadas em dois dias e em turnos diferentes para que todas as profissionais da unidade pudessem participar”, pontuou Gleyce Katharine Brasileiro, analista de gestão de pessoas. 

A primeira palestra, intitulada "Maternidade e Carreira", foi ministrada pela psicóloga Maira Julyê Mota Fernandes. Em sua fala, Maira destacou os desafios enfrentados pelas mulheres que conciliam a maternidade com suas carreiras, especialmente no setor da saúde, onde muitas vezes os plantões e a carga horária exigente dificultam a conciliação com a vida familiar. "É um desafio não só para as mães, mas para todas as mulheres na área da saúde. Precisamos buscar formas de autocuidado e diminuir a cobrança pessoal e externa", afirmou Maira. Ela enfatizou a importância de as mulheres terem um tempo para o autocuidado, reduzindo sentimentos de culpa e julgamentos.

Já a segunda palestra, "Saúde Mental e Maternidade", foi conduzida pela psicóloga do HEJ Maria Vitória Martins. A profissional abordou questões como o baby blues e a depressão pós-parto, ressaltando a importância do cuidado com a saúde mental das mães. "O adoecimento psíquico materno tem aumentado de forma alarmante, e precisamos estar atentas a isso. Dar voz a essas mulheres e promover campanhas como o Maio Furta-Cor são passos importantes para a conscientização e sensibilização sobre a saúde mental materna", explicou a psicóloga. Ela também destacou a recente aprovação de uma lei que garante assistência psicológica para mulheres durante todo o ciclo gravídico-puerperal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa um avanço significativo para a saúde mental das mães no Brasil.

A equipe multidisciplinar do hospital organizou um arco de balões e percorreu os corredores do HEJ, entregando lembrancinhas e registrando momentos especiais com fotos. A iniciativa trouxe alegria e uma sensação de reconhecimento para todas as mães presentes, criando um ambiente acolhedor e festivo. Para a supervisora do Serviço Social e responsável pela ação, Vivian Rilko, a celebração do Dia das Mães no hospital “reforçou a importância de valorizar e apoiar essas mulheres em todas as esferas de suas vidas".

 

Categorias: Notícias Principais