Fundahc é convidada a participar do Brazilian Breast Cancer Symposium 2024, em Brasília
A diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Maria de Sousa, foi até o evento apresentar a atuação da Fundação na gestão do ‘Projeto Itaberaí’
Por: Jéssica Valerio
Foto: Ascom/Fundahc
A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) prestigiou a 13ª edição do Brazilian Breast Cancer Symposium (BBCS) 2024, que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de maio em Brasília. Representando a Fundahc, a diretora-executiva Lucilene Maria de Sousa e a Coordenadora de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Jéssica Nayane Oliveira, foram conferir pessoalmente o maior encontro de pesquisa sobre câncer de mama na América Latina, organizado pelo coordenador-geral do ‘Projeto Itaberaí’, Dr. Ruffo Freitas Júnior, e pela coordenadora administrativa do projeto, Danielle Netto.
Durante o BBCS ocorreu a 2ª Reunião de Investigadores do Projeto Itaberaí, momento em que Lucilene apresentou aos convidados como é a atuação da Fundação na gestão deste projeto, que treina Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a realização de exames físicos das mamas em mulheres do município de Itaberaí seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, com intuito de reduzir a incidência de tumores avançados e a mortalidade por câncer de mama.
Ao apresentar a atuação da Fundahc na gestão do Projeto Itaberaí, Lucilene destacou a parceria da Fundação com os coordenadores do projeto e os diferenciais que a Fundahc entrega ao gerir os projetos na área da saúde. "Oferecemos assessoria técnica, jurídica, realização de compras e contratações, transparência e o cumprimento de todas as rotinas financeiras, prazos e prestação de contas, além de soluções em TI e assessoria de comunicação para que os nossos projetos apoiados alcancem seus objetivos e impactam positivamente a população, como é o caso do Projeto Itaberaí", afirmou Lucilene.
Dr. Ruffo Freitas Júnior parabenizou a condução da Fundação na gestão do projeto, que com transparência faz a administração financeira dos recursos. "O trabalho feito pela Fundahc tem sido exemplar, demonstrando uma gestão transparente e eficiente, o que é comprovado pelas auditorias positivas do Ministério Público", declarou.
O Brazilian Breast Cancer Symposium reúne anualmente pesquisadores, médicos e profissionais da saúde para discutir os avanços científicos e clínicos no combate ao câncer de mama. Este ano, o BBCS contou com uma ampla programação de palestras, workshops, reuniões e conferências, abordando novas técnicas de diagnóstico e tratamentos inovadores do câncer de mama.
Sobre o Projeto Itaberaí
O ‘Projeto Itaberaí’ promove o treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para realizar o exame físico das mamas em mulheres com mais de 40 anos, residentes em Itaberaí. As participantes do projeto são divididas em dois grupos: o grupo intervenção, que são as examinadas pelos ACS e seguem as recomendações do Ministério da Saúde (MS), e o grupo controle, o qual as mulheres seguem apenas as recomendações do MS. Os dados coletados pelos ACS durante a visita à residência das mulheres são registrados em um aplicativo, permitindo que as participantes do projeto tenham a oportunidade de receber o diagnóstico precoce da doença.
A Fundahc assumiu a gestão do Projeto Itaberaí em dezembro de 2021, em um convênio tripartite com a Prefeitura de Itaberaí e a Universidade Federal de Goiás. O projeto tem duração prevista de 16 anos, dividido em quatro ciclos de quatro anos, e atualmente, conta com a participação de 74 Agentes Comunitários de Saúde.
Fonte: Ascom/Fundahc
Categorias: Notícias Principais