HIgiene das Mãos - HEJ 1

Hospital Estadual de Jataí intensifica ações de conscientização sobre lavagem das mãos no mês de maio

Em 28/05/24 10:34. Atualizada em 03/06/24 15:58.

Iniciativa do SCIRAS e NISP reforçam a importância desse gesto simples para segurança do paciente no mês que é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos 

Por: Thalita Braga
Foto: Ascom/Fundahc

HIgiene das Mãos - HEJ 2

O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e o Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP) do Hospital Estadual de Jataí (HEJ) realizaram durante o último mês uma série de atividades para reforçar a importância da higiene das mãos. Essas ações foram parte de um esforço contínuo para promover a saúde e segurança dos pacientes, profissionais e visitantes do hospital, culminando nas comemorações do Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio.

Entre as iniciativas, destacam-se as etiquetas informativas coladas sobre a tampa das marmitas distribuídas no hospital, que conscientizaram sobre o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Charliene Melo, enfermeira do SCIRAS destacou que as ações abrangeram pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam em áreas fechadas do HEJ, como a Central de Material Esterilizado (CME), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro Cirúrgico. "Durante as ações distribuímos materiais educativos sobre a importância da higiene das mãos e fixamos painéis nos corredores do Centro Cirúrgico e da UTI, destacando as áreas onde a higiene das mãos deve ser reforçada para garantir a segurança do paciente e dos profissionais de saúde", disse. 

A enfermeira destaca que para envolver as equipes, foram realizadas dinâmicas de lavagem das mãos nas UTIs 1 e 2, utilizando tinta guache verde sob uma caixa fechada para verificar se todas as áreas das mãos foram higienizadas corretamente. A mesma técnica foi aplicada nas unidades de Clínica Médica 01 e 02, Clínica Cirúrgica 01 e 02, Pediatria e Maternidade. "Outras atividades que renderam muita troca de conhecimento foi o quiz e o "Big Fone", em que os profissionais responderam perguntas sobre higienização das mãos e foram reconhecidos pelos acertos".

Para Charliene, essas ações não apenas garantem a educação continuada, mas também aproximam toda a comunidade hospitalar na prática correta da higiene das mãos, fundamental para a prevenção de infecções. "A higienização adequada das mãos é um dos principais métodos de prevenção de infecções hospitalares, sendo uma medida simples, mas essencial para salvar vidas, e está acessível a todos dentro do ambiente hospitalar do HEJ", reforça.

 

HIgiene das Mãos - HEJ 3

 

HIgiene das Mãos - HEJ 4

Fonte: Ascom/Fundahc

Categorias: Notícias Principais