Fundahc/UFG recebe “Selo Social de Estabelecimento Amigo da Aprendizagem” pelo Ministério Público do Trabalho
Título atesta que a fundação cumpriu a cota de contratação de jovens aprendizes em 2023
Por: Jéssica Valerio
Foto: Ascom/Fundahc
Nesta quarta-feira, 12/6, a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) recebeu o "Selo Social de Estabelecimento Amigo da Aprendizagem", concedido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-GO). O reconhecimento é devido ao cumprimento da cota de contratação de jovens aprendizes e evidencia o engajamento da fundação na luta contra o trabalho infantil e formação da juventude.
A diretora-executiva da Fundahc/UFG, Lucilene Maria de Sousa, e o gerente da Gerência Administrativa e Gestão de Pessoas (GEADM), Cristiano Figueiredo, receberam a certificação pessoalmente, durante solenidade realizada no Senai da Vila Canaã, em Goiânia. “Este reconhecimento contempla o princípio que está presente no DNA da Fundahc, que é de construir e garantir o espaço de formação para esses jovens. A nossa fundação tem esta missão formativa por fazermos parte da Universidade Federal de Goiás que tem como pilares o ensino, pesquisa e extensão”, afirma Lucilene.
De acordo com Cristiano Figueiredo, a Fundahc possui 33 jovens aprendizes contratados, com idades entre 18 e 24 anos, atuando em 4 unidades de saúde: Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e Hospital Estadual de Jataí (HEJ). A previsão é que mais jovens sejam contratados para atuarem na administração da fundação.
“A Fundahc mantém vigilância constante sobre as mudanças legislativas e cumpre anualmente a cota de contratação de jovens aprendizes. Temos jovens entre 18 e 24 anos trabalhando em nossas unidades de saúde e estamos explorando a possibilidade de expandir nossas contratações para incluir jovens a partir de 14 anos para desempenharem funções administrativas em nossa fundação”, explica Cristiano.
A Fundahc não só cumpre com as exigências legais previstas na Lei nº 10.097/2000 (Lei de de aprendizagem), mas também se compromete em contribuir para a formação profissional e social de jovens, oferecendo oportunidades para o ingresso no ambiente profissional. O Procurador do Trabalho Meicivan Lemes Lima, idealizador do “Selo Social de Estabelecimento Amigo da Aprendizagem”, parabenizou a fundação e os outros 178 representantes de instituições premiadas que estiveram presentes na solenidade.
“Neste 12 de junho é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e o Ministério Público do Trabalho de Goiás reconhece com muita honra e satisfação a importância social das empresas agraciadas com este reconhecimento e que vocês foram verdadeiros amigos da aprendizagem em 2023. Parabéns por cumprirem esta missão e por mudarem a vida de jovens e adolescentes”, finalizou o procurador.
Foto: Luciano Ohya
Fonte: Ascom/Fundahc
Categorias: Notícias Principais