Projeto ‘Coletivizar’ promove palestra sobre o mês do orgulho LGBTQIAPN+ com a participação da Secretaria de Inclusão da UFG
O encontro foi organizado pela equipe da Coordenação de Desenvolvimento Humano da Fundahc/UFG
Por: Jéssica Valerio
Fotos: Ascom/Fundahc
Na última quinta-feira, 20 de junho, o projeto 'Coletivizar' promoveu uma palestra na Faculdade de Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. A atividade contou com a participação de gestores e colaboradores lotados na administração, interessados em discutir e entender mais sobre diversidade e inclusão.
Maria Meire, professora e diretora de Mulheres e Diversidade na Secretaria de Inclusão da UFG e Molzer Felix, acadêmica de Ciências Sociais e Políticas Públicas na UFG e estagiária na mesma secretaria, compartilharam suas experiências e conhecimentos, respondendo prontamente às dúvidas dos participantes sobre o tema.
“É crucial proporcionar condições que garantam respeito e dignidade à comunidade LGBTQIAPN+, sobretudo na área da saúde, é por isso que o projeto ‘Coletivizar’ é de extrema importância para a Fundahc e suas unidades de saúde conveniadas e conta com todo o apoio da Secretaria de Inclusão da UFG”, afirmou Maria Meire.
A Coordenação de Desenvolvimento Humano da Fundahc/UFG com ajuda da Secretaria de Inclusão da UFG desempenhou um papel fundamental na organização do encontro e em outras ações educativas e de letramento relacionadas ao Mês do Orgulho. Entre as iniciativas realizadas estão o compartilhamento de cartilhas educativas, palestras nas unidades de saúde e campanhas de sensibilização, visando criar um ambiente profissional mais inclusivo e respeitoso.
"Para transformar ambientes corporativos, comece sempre por si mesmo, influenciando as pessoas ao seu redor e promovendo a contratação de pessoas travestis, transexuais, gays e lésbicas para posições de destaque. A mudança começa dentro de nós e nas nossas relações, para depois transformar a cultura que nos cerca", disse Molzer Felix.
A assessora institucional Joice Almeida, destaca a importância do diálogo e da conscientização sobre o tema na fundação e unidades de saúde conveniadas. “Somos profissionais que lidam diretamente com a sociedade civil, então é nosso dever promover a Diversidade, a Equidade e a Inclusão em nossos círculos. Atividades como esta mostram a disposição da Fundahc em se atualizar e em ser competitiva no mercado, potencializando nossos talentos e oferecendo uma uma evolução completa do ser humano”, ressalta.
Projeto Coletivizar
O “Coletivizar” foi lançado pela Fundahc/UFG em março deste ano, com o objetivo de engajar coletivamente os colaboradores na administração e unidades de saúde em ações que promovam Diversidade, Equidade e Inclusão. O projeto foi idealizado pela Coordenação de Desenvolvimento Humano e conta com o apoio da Secretaria de Inclusão da UFG e da Assessoria de Comunicação da fundação.
Fonte: Ascom/Fundahc
Categorias: Notícias Principais