lucilene-hmmcc-virada

Com presença da ministra da saúde, Prefeitura de Goiânia anuncia novos serviços no Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara 

On 07/02/24 18:04 . Updated at 07/04/24 07:25 .

Unidade de saúde gerida pela Fundahc há quatro anos terá duas novas salas no centro cirúrgico, seis novos leitos de PPP, além de novos exames como ecocardiograma e eletrocardiograma, mamografia, colposcopia, densitometria óssea e histeroscopia

Texto: Thalita Braga 

Fotos: Ascom Fundahc 

virada-hmmcc

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a reestruturação do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara com a presença da ministra da saúde, Nísia Trindade. A unidade, agora denominada Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC), será dedicada exclusivamente ao atendimento de especialidades femininas, ampliando e qualificando os serviços voltados à saúde da mulher. 

Segundo o prefeito Rogério Cruz, a gestão do HMMCC, realizada por convênio tripartite entre SMS, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), e a própria UFG desde sua inauguração, em abril de 2020, focará em manter altos padrões de qualidade e segurança, com metas rigorosas para taxas de infecção, tempo de permanência na UTI neonatal e índices de cesáreas e partos normais. “Essas metas são essenciais para garantir a excelência no atendimento e a satisfação dos pacientes, e nosso maior compromisso é ampliar os serviços mantendo a qualidade e o atendimento humanizado que já é oferecido na unidade”, disse. 

A reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Lima, destacou o trabalho realizado pela Fundahc na gestão da unidade que cumpre um papel de suma importância na formação e capacitação de profissionais. "A Fundahc tem como DNA a formação de profissionais da área da saúde, então aqui é campo de estágio, é campo de prática. E isso para a gente nos orgulha muito, então entrar nesse espaço é garantir a formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde. Quem ganha é a população, é a sociedade”, reforçou a reitora. 

Diretor-geral do HMMCC, Marcelo Cupertino ressaltou as realizações feitas dentro do hospital, o que é esperado com a nova parceria e a satisfação dos usuários. "Terminamos de fazer uma pesquisa e tivemos 91% de satisfação com excelência. A gente fica muito feliz em receber esse resultado.” 

Lucilene Maria de Sousa, diretora-executiva da Fundahc, reforçou os resultados que o HMMCC obteve nos últimos quatro anos de funcionamento: “Cada nova demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia para modificar ou ampliar leitos e iniciar novos serviços é recebida com entusiasmo, e dessa vez não foi diferente. Recebemos esse desafio de ampliar os serviços e ir além, agora somos Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara, com maior oferta de serviços e maior capacidade de atendimentos”.  A unidade soma mais de 54 mil atendimentos, 6,9 mil partos e 630 mil exames realizados.

Estrutura

Hoje o HMMCC tem uma infraestrutura moderna e especializada, assegurando um ambiente adequado para o atendimento integral à saúde da mulher. São 7 consultórios para especialidades médicas e um consultório pediátrico exclusivo para egressos das Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal (Utin) e Unidades de Cuidados Intensivo Neonatal (Ucin), sala de acolhimento e triagem, sala de curativos e vacinas, posto de coleta de leite humano, e sala para Teste do Pezinho e Teste da Orelhinha. 

O centro cirúrgico da unidade de saúde municipal conta hoje com três salas de cirurgia e, com a mudança, a capacidade será ampliada para cinco salas, permitindo a realização de urgências obstétricas, partos cesarianos e cirurgias eletivas. O HMMCC dispõe de 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adultos e dez leitos de UTI Neonatal. Na ala da maternidade, o HMMCC conta com um centro de parto normal que passará de 6 para 12 leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), dobrando a capacidade para garantir um atendimento digno e seguro às gestantes.

Para a mudança, foi realizado um investimento de R$5.185.043,00 na compra de equipamentos, mobiliário e reformas para as adequações necessárias, com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar do senador Jorge Kajuru, que esteve presente no evento e destacou o seu compromisso com a saúde dos goianos. 

Exames

Marcelo Curpertino destacou que o hospital passará a ofertar procedimentos e exames específicos para a saúde da mulher, como: ecocardiograma e eletrocardiograma, mamografia, colposcopia [avaliação do trato genital feminino], densitometria óssea, histeroscopia, além da manutenção de serviços que são oferecidos na unidade como inserção de dispositivo intrauterino (DIU), core-biopsy (exame de mama), tomografia, ultrassonografia neonatal e mamária. 

O diretor também falou da aquisição de novos equipamentos para realização de atendimentos cirúrgicos. “Foram adquiridos três aparelhos de anestesia, duas torres de vídeo, sendo que uma delas é para laparoscopia, e a outra para histeroscopia, e dois aparelhos ultrassom.” O hospital passa a ofertar também todos os exames de risco cirúrgico das pacientes que passarão por cirurgias eletivas na unidade: ginecologia geral, mastologia, angiologia (varizes e safena) e colecistectomia (remoção da vesícula biliar).

Categories: Notícias Principais