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Hospital Estadual de Jataí implementa ronda de segurança da alta gestão

On 07/05/24 10:00 . Updated at 07/05/24 10:01 .

Iniciativa fortalece a cultura de segurança e aprimora a qualidade do atendimento, aproximando a alta gestão dos setores assistenciais e dos pacientes

Texto: Thalita Braga 

Fotos: João Eduardo Ferreira 

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O comprometimento das lideranças com a qualidade e segurança é um dos itens essenciais da cultura de segurança dentro de uma unidade hospitalar. Visando fortalecer a segurança do paciente no Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), uma unidade do Governo de Goiás, a direção implementou um ronda de segurança semanal realizada pela alta gestão. Essa estratégia envolve a visita presencial dos diretores do hospital, juntamente com a equipe da Gestão de Qualidade, nas áreas assistenciais.

O diretor-geral do HEJ, Juliano Rocha, explica que durante as visitas semanais, os representantes da alta direção irão in loco a um setor do hospital, onde são discutidos os obstáculos do ambiente, de comunicação e de cultura que podem originar erros e causar danos aos pacientes. “A ronda seguirá um roteiro pré-definido de perguntas e, neste momento, a direção também terá a oportunidade de conversar com os pacientes, proporcionando uma escuta ativa sobre a percepção do usuário e do paciente acerca do atendimento e da qualidade dos serviços prestados na instituição”, afirma. 

A diretora administrativa do HEJ, Liza Figueiredo, ressaltou a relevância desse contato direto com os profissionais da linha de frente e pacientes. “A ronda é fundamental para uma gestão participativa, buscando soluções para os desafios diários e aprimorando constantemente a qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, a atuação constante dos gestores da unidade na tratativa imediata de quaisquer riscos e oportunidades de melhoria encontrados tem sido essencial e trazido muitos ganhos à unidade”, destacou. 

Fernanda Ribeiro, gerente de Qualidade do HEJ, enfatizou que o propósito da ronda de segurança é acompanhar a execução dos protocolos e melhorias implementadas, identificando potenciais riscos, promovendo a tomada de decisão e correção rápida, e fortalecendo a interação entre a alta gestão e as áreas. “As visitas semanais proporcionam uma escuta ativa sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas áreas, promovendo uma gestão participativa que busca soluções para os desafios diários e aprimora constantemente a qualidade dos serviços oferecidos”, pontuou. 

 

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