Agosto Dourado: HEJ adere à campanha nacional de incentivo ao aleitamento materno
Iniciativa busca promover práticas de amamentação e disseminar informações sobre os diversos benefícios que essa prática oferece para mães e bebês
Com objetivo de incentivar o aleitamento materno, o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), uma unidade do Governo de Goiás, aderiu à campanha “Agosto Dourado”. Entre as ações que serão realizadas na unidade está o encontro do projeto “Nascer HEJ”, no dia 22 de agosto, às 8 horas, no auditório do hospital, com orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre a amamentação e outros assuntos relacionados à gestação, parto e pós-parto, e uma palestra sobre incentivo à amamentação, no dia 23 de agosto, às 8 horas, no mesmo local. As duas atividades são abertas para comunidade e não precisam de inscrições, basta comparecer ao local no dia e horário.
O pediatra do HEJ, Eduardo Benetti, destacou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno exclusivo seja mantido até os seis meses de vida. ."O leite materno é um alimento completo e essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Nossa missão é oferecer todo o suporte necessário às mães para que possam amamentar com confiança".
O médico destacou que a amamentação também colabora para o vínculo afetivo entre mãe e bebê. "A amamentação é um esforço conjunto. O suporte familiar e da sociedade é fundamental para que as mães se sintam encorajadas a continuar amamentando".
Maria da Conceição, enfermeira e supervisora da maternidade e pediatria, salientou que a promoção do aleitamento materno é um dos critérios avaliados pelo Ministério da Saúde para a certificação do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). "Esse selo representa nosso compromisso em criar um ambiente que favoreça a amamentação e garanta o bem-estar dos nossos pequenos," completou.
Maisa Cruz Leite, mãe da Liz, deu à luz no HEJ e falou da experiência com a amamentação depois de receber orientações da equipe da maternidade.: "As orientações que recebi foram fundamentais. Me senti apoiada e confiante para amamentar meu bebê. É um momento especial, e ter o suporte da equipe de saúde fez toda a diferença", disse.
Texto e foto: Jackeline Arandas
Categorias: Notícias Principais