Maternidade Nascer Cidadão é aprovada em visita técnica anual do Hemocentro de Goiás
Os processos de hemotransfusão da unidade está em conformidade com as diretrizes de hemovigilância da Anvisa
Na última segunda-feira, 19 de agosto, a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) recebeu a equipe do Hemocentro de Goiás para uma visita técnica anual, cujo objetivo foi avaliar a conformidade dos processos de hemotransfusão da unidade com as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A inspeção minuciosa incluiu a revisão de documentos técnicos, análise dos fluxos operacionais e uma vistoria completa nos setores responsáveis pelo processo hemoterápico.
De acordo com Kely Matsunaga, responsável técnica do laboratório da MNC, a avaliação cobriu todas as etapas do processo de hemotransfusão, desde a solicitação e preenchimento dos documentos até a finalização do procedimento, garantindo que cada fase esteja em conformidade com os padrões regulatórios estabelecidos. "É muito importante estarmos de acordo com o esperado dentro das exigências das normas de funcionamento para transfusões sanguíneas", ressaltou Kely, destacando a relevância de manter os processos alinhados às normas vigentes para assegurar a segurança dos pacientes.
José Ismariano, coordenador multiprofissional da MNC, expressou satisfação com os resultados positivos da visita, indicando que os órgãos fiscalizadores confirmaram a adesão rigorosa da unidade aos protocolos de hemotransfusão. "O resultado de atender as exigências eleva a confiança dos órgãos de fiscalização no que tange a hemotransfusão aqui na Nascer Cidadão. A parceria entre a MNC e o Hemocentro de Goiás reforça o compromisso de ambas as instituições em oferecer cuidados de excelência, priorizando sempre o bem-estar e a segurança dos pacientes", afirmou José.
Importância da hemovigilância para a qualidade e segurança
A hemotransfusão é um procedimento crítico, especialmente em uma maternidade, onde a necessidade de transfusões pode ocorrer em situações de emergência durante complicações no parto. A hemovigilância é um sistema de monitoramento da Anvisa que abrange todo o ciclo do sangue, desde a doação até o pós-transfusão, para identificar, prevenir e corrigir eventos adversos, assegurando a qualidade e a segurança do sangue utilizado.
A Maternidade Nascer Cidadão realiza em média 5 transfusões de sangue por mês e destaca-se pelo compromisso com a excelência: a visita técnica anual do Hemocentro de Goiás é uma oportunidade para verificar se a unidade mantém suas práticas alinhadas com as normas e diretrizes, a fim de melhorar a qualidade dos processos e aumentar a segurança dos doadores de sangue e de quem irá receber a transfusão.
Fonte: Ascom/Fundahc
Categorias: Notícias Principais