doacao-medula-ossea-hemogo

Hospital Estadual de Jataí incentiva campanha de doação de medula óssea 

On 09/26/24 16:34 . Updated at 10/01/24 09:09 .

Durante o Setembro Verde, a unidade do Governo de Goiás se une à campanha que visa ampliar o cadastro de doadores voluntários no Estado 

doacao-medula-ossea-hemogo

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), em conjunto com o Hemocentro Regional de Jataí, promove campanha de conscientização sobre a doação de medula óssea. A iniciativa tem como objetivo aumentar o número de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), ampliando as chances de transplante para pacientes necessitados.

A coordenadora médica do HEJ, Jordana Zangeroli, ressaltou a importância da doação de medula óssea e como ela pode salvar vidas. "Cada novo doador representa uma nova esperança para milhares de pessoas que aguardam um transplante. A generosidade pode transformar vidas e proporcionar a chance de um novo começo", destacou.

Myrian Carolina Queiroz, responsável-técnica do Hemocentro Regional de Jataí, explica que o processo de cadastro é simples e rápido, incentivando a participação de todos. "A doação de medula óssea é a única cura de algumas doenças específicas da medula: os principais tipos de câncer de medula e alguns tipos de aplasia", contou. Ela ainda afirmou que existe um mito em torno da forma de doação, em que dizem que a punção é feita na coluna vertebral, mas não é isso que acontece. Pode ser feita pelo osso da bacia ou como uma doação de sangue normal". Além disso, destacou que, para se tornar um doador, é necessário estar em bom estado geral de saúde e ter entre 18 e 35 anos.

Solidariedade em ação

O Hemocentro Regional de Jataí está localizado dentro do HEJ, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os profissionais de saúde estão disponíveis para esclarecer dúvidas e realizar o cadastro dos interessados junto ao Redome. A expectativa é que centenas de pessoas se juntem à causa, reforçando a importância da solidariedade e da responsabilidade social.

 

Texto: Jackeline Arandas

Fotos: Divulgação Hemocentro Goiás 

Categories: Notícias Principais