Maternidade Nascer Cidadão comemora 24 anos prestando atendimento humanizado à população
Unidade pioneira em partos humanizados na rede pública de Goiânia já realizou mais de 74 mil partos e oferece atendimento de excelência em conformidade com a Rede Cegonha
No último dia 28 de setembro, a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) celebrou 24 anos de atuação, consolidando-se como uma referência no atendimento humanizado na área da saúde materno-infantil. A comemoração ocorreu no auditório da unidade, reunindo colaboradores, a diretoria da maternidade, gestores da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) e outras autoridades do setor. A comemoração destacou o trabalho árduo de uma equipe comprometida com a qualidade e o respeito à vida.
Ao longo do mês os colaboradores desenvolveram uma série de atividades para celebrar os 24 anos da unidade, desde apresentações musicais, até o lançamento do projeto “Crescer Juntos”, que oferece mudas de árvores nativas do Cerrado às mães que dão à luz na unidade.
Durante a solenidade oficial de comemoração, Rogério Rocha, diretor-técnico da MNC, ressaltou a transformação que a unidade passou nos últimos anos, destacando a importância da parceria com a Fundahc/UFG. “A entrada da fundação foi um divisor de águas. A maternidade, que já nasceu com o propósito de humanizar, tornou-se ainda mais profissional em seus processos, sem perder sua essência. Hoje, realizamos cerca de 250 partos por mês, sendo 60% deles normais e humanizados. Temos orgulho de oferecer um atendimento de excelência em comparação com qualquer outra unidade de saúde pública ou privada do país”, disse.
Joice Almeida, assessora institucional da Fundahc/UFG, destacou a dedicação de mais de 500 profissionais envolvidos no trabalho da maternidade. “Vocês são a essência dessa unidade. Cada colaborador, com a sua dedicação e empenho, faz com que a Maternidade Nascer Cidadão continue a ser um exemplo de qualidade no atendimento à população. Comemorar 24 anos de história é celebrar cada vida que passou por aqui, cada família que foi acolhida e cada bebê que teve um começo de vida mais humano e seguro”.
Sebastião Teles, diretor-geral do MNC, e Danilo Quintino, diretor administrativo, também reforçaram a importância da equipe e dos serviços prestados pela maternidade, que continuam sendo uma das duas únicas unidades de baixo risco certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e reconhecida como "Hospital Amigo da Criança" pela OMS e pelo Ministério da Saúde.
História e evolução da maternidade
Inaugurada em 28 de setembro de 2000, a Maternidade Nascer Cidadão foi a primeira unidade da rede pública de Goiânia a oferecer partos humanizados, atendendo as normativas da Rede Cegonha, que preconizam um atendimento respeitoso e seguro às gestantes e aos recém-nascidos. Ao longo desses 24 anos, a maternidade realizou mais de 74 mil partos, além de 519 mil atendimentos emergenciais, 354 mil consultas ambulatoriais, 154 mil ultrassonografias e 459 mil exames de análises clínicas.
Com seis leitos para partos normais, 29 alojamentos conjuntos para mães e bebês, dois centros cirúrgicos, além de salas de atendimento neonatal, a unidade também abriga o Banco de Leite Humano, que auxilia mães na amamentação e fornece leite materno pasteurizado que beneficia mensalmente mais de 100 bebês internados na rede municipal de Goiânia. Além disso, o banco realiza atendimento às mães, ajudando-as no processo de amamentação.
Com o compromisso de continuar oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade, a Maternidade Nascer Cidadão reafirma sua importância no cenário da saúde pública de Goiânia, sempre pautada no respeito à vida e na excelência de seus serviços.
Texto: Thalita Braga
Fotos: Ascom Fundahc
Categorias: Notícias Principais