Pronto Socorro do Hospital Estadual de Jataí reduz tempo de espera em 44%
Mudanças implantadas no fluxo de atendimento geraram resultados expressivos, beneficiando a população de todas as faixas de prioridade
Em fevereiro de 2024, o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), uma unidade do Governo de Goiás, iniciou uma série de mudanças no fluxo do Pronto Socorro para reduzir o tempo de espera dos cidadãos que buscam assistência médica na unidade. O novo programa já alcançou resultados expressivos, reduzindo em 44,04% o tempo médio para atendimento comparando os dados de janeiro e julho de 2024.
As projeções indicam que essa redução deve continuar nos próximos meses, impulsionada pela participação do hospital no programa “Lean nas Emergências”, do Proadi-SUS. Este programa trará novas estratégias para otimizar ainda mais o fluxo de atendimento, garantindo agilidade e eficiência no cuidado prestado à população.
Os atendimentos no HEJ seguem ordem de prioridade baseada no Protocolo de Manchester, um sistema de classificação que utiliza cores para determinar a urgência necessária em cada situação. As cores Vermelho e Laranja indicam casos de gravidade altíssima, sendo que a cor Vermelha exige atendimento imediato. As demais cores — Amarelo, Verde e Azul — representam níveis de prioridade mais baixos, mas também são acompanhadas por metas de tempo de atendimento.
A redução de 44,04% no tempo de espera alcançada a partir do novo programa beneficiou a população de todas as faixas de prioridade: Laranja, Amarelo, Verde e Azul. Com esta iniciativa, o Hospital Estadual de Jataí reafirma seu compromisso com a melhoria contínua do atendimento e com a saúde e bem-estar de seus pacientes.
Texto e foto: Jackeline Arandas
Categories: Notícias Principais