Visita 5.j

Maternidades municipais permitem a visita de crianças e adolescentes às mães internadas

Em 26/11/24 12:45. Atualizada em 26/11/24 12:45.

Os menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos

Visita 1Com a mudança, crianças e adolescentes podem adentrar nas maternidades.

As três maternidades públicas da Prefeitura de Goiânia agora permitem que crianças e adolescentes visitem suas mães internadas. O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), o Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC) e a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) se anteciparam à alteração da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), que, em nova decisão federal com a Lei nº 14.950, de 2 de agosto de 2024, dispõe do direito da criança e do adolescente de visitação à mãe ou ao pai internados em instituição de saúde a partir de fevereiro de 2025.

Durante as visitas a uma das três maternidades, as crianças e adolescentes precisam estar acompanhados de uma pessoa maior de idade, a qual deve portar documento oficial com foto e o registro de nascimento do visitante menor de idade.

Desde outubro de 2024, as crianças e adolescentes já podem entrar na Nascer Cidadão para visitar as mães internadas no Alojamento Conjunto (Alcon). A decisão partiu da diretoria técnica da MNC em comum acordo entre o departamento jurídico, os núcleos internos responsáveis pela segurança do paciente e pelo controle de infecção, recepção, enfermagem, nutrição e supervisão de apoio. 

“As visitas das crianças e adolescente aqui na MNC seguem um horário e quantidades limites de visitantes definidos por dia, os quais estão dispostos no manual de orientações do paciente, entregue pela recepção no momento do cadastramento do visitante”, explica o diretor técnico, Rogério Cândido.

Nas maternidades Dona Iris e Célia Câmara, as visitas ao Alcon também já estão liberadas. Visitas à UTIN/UCIN e UCIN Canguru por menores de idade devem ser agendadas previamente com o setor de psicologia, portanto, os interessados devem estar atentos aos horários e regras estabelecidos por cada unidade.

“Compreendemos a importância desta visita para as mães e as crianças, porque priorizamos o cuidado humanizado dos nossos pacientes. Mas pedimos que os interessados estejam atentos aos horários e às regras previstas para cada unidade, garantindo o bem-estar e a segurança de todos”, afirma a supervisora de atendimento do HMMCC, Juceli Fernandes.

Visita 4.jpeg

 

Confira o horário de visitação ao Alcon de cada unidade:


Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI)

Todos os dias, 14h30 às 16h
Visitas à UTIN/UCIN e UCIN Canguru devem ser previamente agendadas com o setor de psicologia da unidade.
Crianças e adolescentes com idades de 0 a 12 anos

 

Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC)

Todos os dias, das 14h às 15h.
Visitas à UTIN/UCIN e UCIN Canguru devem ser previamente agendadas com o setor de psicologia da unidade.
Crianças e adolescentes com idades de 0 a 17 anos.

 

Maternidade Nascer Cidadão (MNC)

Todos os dias, das 16h às 17h30
O cadastro de visitante inicia às 15h45 e encerra às 17h15.
Crianças e adolescentes com idades de 0 a 14 anos, acima de 15 anos, contabilizam uma visita.

Fonte: Ascom/Fundahc

Categorias: Notícias Principais