Robô medicina 2.png

Com apoio da Fundahc, médico e professor Waldemar Amaral traz simulador de robótica para alunos de medicina da UFG

On 11/26/24 13:04 . Updated at 11/26/24 13:04 .

O investimento da universidade qualifica estudantes para realizarem procedimentos minimamente invasivos com tecnologia de ponta

 Robô medicina 1.png

A Universidade Federal de Goiás (UFG) investiu em um simulador de robótica de última geração importado da China, com a gestão da compra realizada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc/UFG). O novo equipamento ficará no Centro de Simulação Realística da Faculdade de Medicina da UFG e permitirá que estudantes, residentes e especialistas treinem técnicas cirúrgicas minimamente invasivas de forma mais realista e segura.

“A robótica representa um avanço significativo na assistência cirúrgica, permitindo maior precisão e menor trauma para o paciente”, afirma o médico Waldemar Amaral, diretor da Faculdade de Medicina da UFG e idealizador do projeto. “Com o simulador, nossos alunos terão a oportunidade de se familiarizar com essa tecnologia e se tornar cirurgiões mais qualificados,” explica.

O simulador custou 150 mil dólares à universidade e oferece 11 tipos de cirurgias, incluindo ginecológicas, intestinais, abdominais, de tireoide e urológicas, reproduzindo com precisão as condições de um centro cirúrgico real. A tecnologia possibilita que os alunos pratiquem manobras delicadas e complexas, aprimorando suas habilidades e reduzindo o risco de complicações em procedimentos reais.

A aquisição do simulador foi possível graças à parceria entre a UFG e a Fundahc. A Fundação, responsável pela gestão de maternidades e hospital em Goiás e de projetos de pesquisa e extensão em saúde, viabilizou a compra do equipamento por meio da Gerência de Projetos e Serviços em Saúde (GEPROSS) e Gerência de Compras (GECOM). “A  Fundahc tem o compromisso com a educação e a pesquisa para melhorar a qualidade da assistência à saúde em nosso estado”, destaca a diretora-executiva da Fundação, Lucilene Maria de Sousa.

De acordo com Waldemar, o investimento na área de simulação cirúrgica trará benefícios tanto para os estudantes de medicina quanto para a população em geral. Ao dominar as técnicas de cirurgia robótica, os futuros médicos estarão melhor preparados para realizar procedimentos complexos com maior segurança. A expectativa é que, futuramente, seja adquirido um robô cirúrgico da Vinci para o centro cirúrgico do Hospital das Clínicas da UFG, com verba parlamentar, o que seria inédito para a saúde pública de Goiás.

 

Sobre Waldemar Amaral

Waldemar Amaral é médico especialista em obstetrícia e ginecologia, diretor da Faculdade de Medicina da UFG e diretor acadêmico do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI). Atualmente, é membro da Academia Goiana de Medicina (cadeira nº 5), Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares do Brasil (cadeira nº 52), Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, Câmara Técnica de Reprodução Assistida do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Conselho Consultivo da Fundahc/UFG, diretor científico da Associação Médica de Goiás, diretor técnico da Fértile Diagnósticos. Recentemente, Waldemar Amaral foi empossado como conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).

 

Source: Ascom/Fundahc

Categories: Notícias Principais