Ouvidoria e TI da Fundahc/UFG criam plataforma própria para receber manifestações
SIEOuv chega para facilitar o acesso de pacientes e colaboradores à Ouvidoria e ao Canal de Denúncias da Fundahc/UFG
Ouvidor da Fundahc/UFG, Sérgio Braz e o Coordenador de TI, Luciano Pereira.
A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e a Ouvidoria da fundação criaram o SieOuv, ferramenta para acolhimento de denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões, atendendo a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que garante a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos e a Norma Regulamentadora No. 5 (NR-5), que dispõe as diretrizes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) e prevê o direito do colaborador em se manifestar sem se preocupar com retaliações de terceiros.
A plataforma atende uma demanda da CIPA das três maternidades públicas da Prefeitura de Goiânia: Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC) e Maternidade Nascer Cidadão (MNC) que, em conjunto com as Ouvidorias, definiram que as manifestações dos colaboradores da administração e unidades geridas vão ser concentradas em um único canal.
“O SieOuv surgiu com o propósito de receber e tratar as manifestações, respeitando sempre o sigilo das informações, até obtermos a resposta para finalizar o atendimento”, explica o ouvidor da Fundahc, Sérgio Braz.
De acordo com o Coordenador de TI, Luciano Pereira, a ferramenta foi desenvolvida ao longo de um período de seis meses, com reuniões junto à Ouvidoria para definir a estrutura do formulário que o usuário preenche, o painel em que o ouvidor recebe os atendimentos e protocolos gerados, e, por fim, para elaborar o painel de gestão à vista. Este, reúne de forma gráfica todas as informações coletadas tanto da administração quanto das unidades de saúde, o que permite ao ouvidor da Fundahc/UFG acompanhar em tempo real o andamento dos atendimentos.
“O Sistema Integrado Eletrônico (SIE) já era um sistema utilizado pela secretaria (geral) e Gerência de Compras da Fundahc, então só o complementamos adicionando essa funcionalidade da Ouvidoria, o que tem melhorado o controle dos processos internos da Fundahc”, diz Luciano.
Sérgio afirma que a Ouvidoria está sempre passando por processos de melhoria contínua para atender com qualidade as pessoas que buscam o serviço, seja colaborador, parceiro e usuário dos serviços oferecidos pela Fundação. “Nosso compromisso é ouvir, compreender e agir de forma eficaz, garantindo o sigilo das informações e que as manifestações sejam atendidas com agilidade e transparência”, finaliza o ouvidor.
Faça sua manifestação - SieOuv
Os colaboradores da administração, Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão que desejam realizar uma manifestação podem preencher o formulário disponível em: https://sie.fundahc.org.br/SieOuv e aguardar o prazo de 30 dias para obter a resposta da Ouvidoria. Lembre-se que é preciso se identificar caso queira receber o retorno diretamente no e-mail e, de forma anônima, anotar o protocolo para acompanhar no site da Fundahc.
Já os pacientes das unidades, podem fazer o registro presencial na Ouvidoria da Unidade onde foi atendido ou realizar o registro diretamente no OuvidorSUS (https://ouvidor.saude.gov.br/public/form-web/registrar).
Fonte: Ascom/Fundahc
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