Plano de Integridade da Fundahc/UFG é apresentado aos colaboradores
Fluxo do Canal de Denúncias, que tem o objetivo de apurar possíveis irregularidades nos processos internos, é destaque nos encontros
A Coordenação de Integridade da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) está apresentando o Plano de Integridade aos colaboradores da administração e unidades de saúde. Os encontros, conduzidos pela coordenadora de Integridade, Aline Valadão, já ocorreram na administração da Fundação e na Maternidade Nascer Cidadão (MNC), com previsão de acontecer ainda em dezembro no Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), em janeiro no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e em fevereiro, no Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ).
A capacitação tem como objetivo reforçar a importância da Governança, da gestão de riscos e da conformidade nas operações realizadas pela Fundahc/UFG e unidades de saúde. A apresentação explora o contexto histórico e normativo do compliance, destacando marcos importantes no Brasil, como a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) e, em Goiás, a Lei nº 20.489/2019, que dispõe da obrigatoriedade de implementação de programas de Integridade (compliance) nas empresas que prestam serviços à administração pública com o objetivo de prevenir atos ilícitos e aumentar a eficiência nos serviços públicos.
Aline conta que, na Fundação, o programa de Integridade utiliza o framework COSO ERM. Essa metodologia auxilia na identificação e mitigação dos riscos organizacionais. “Quando falamos de riscos, estamos nos referindo a qualquer evento futuro que possa impactar negativamente os objetivos organizacionais da Fundahc, então saber lidar com os riscos é uma prioridade estratégica na gestão”, explica.
Aline destaca a importância de cultivar uma cultura de Integridade que vá além da simples adesão a normas. Ela enfatiza que o desenvolvimento de políticas abrangentes, como a gestão de terceiros, doações e patrocínios, e a utilização eficaz de canais de denúncia, são pilares essenciais para promover um ambiente mais ético e transparente na administração e unidades de saúde geridas.
Fluxo do Canal de Denúncias
A coordenadora de Integridade apresentou o fluxo do canal de denúncias, que envolve desde a análise inicial pela Ouvidoria da Fundahc/UFG, a composição do Comitê de Apuração (COAP) até a deliberação do Comitê de Ética e Conduta (CECONF), formado por representantes da administração, Conselho Curador, assessoria jurídica e membros das unidades de saúde para discutirem os casos denunciados após a coleta de informações e provas que compõem a peça processual. Bem estruturadas e definidas, essas etapas garantem a imparcialidade e a eficácia no tratamento de relatos, assegurando a credibilidade e a confiança dos colaboradores.
“Um dos pilares do nosso Programa de Integridade é a implementação do Canal de Denúncias, que foi concebido para ser um espaço seguro e acessível, onde qualquer colaborador ou parceiro pode fazer uma denúncia relatando irregularidades com a garantia de confidencialidade e apuramento das informações”, finaliza.
Os stakeholders que tiverem interesse em denunciar, podem acessar o Canal de Denúncias da Integridade no seguinte link: https://fundahc.org.br/p/623-canal-de-denuncia.
Fonte: Ascom/Fundahc
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