Lilyan Viana e ouvidor Alex Francisco

Satisfação geral do atendimento nas maternidades municipais de Goiânia alcança 88%, segundo pesquisa com mais de 3 mil usuárias

Em 17/02/25 14:41. Atualizada em 17/02/25 14:41.

Levantamento realizado ao longo de 2024 aponta índices expressivos de aprovação e demonstra o comprometimento dos colaboradores em oferecer um serviço de excelência no SUS 

Lilyan Viana e ouvidor Alex Francisco

As maternidades municipais da Prefeitura de Goiânia - Célia Câmara, Dona Iris e Nascer Cidadão -  registraram um índice médio de 88% de satisfação, de acordo com pesquisa realizada mensalmente durante o último ano, com 3.031 usuárias das unidades. A pesquisa foi conduzida pela Fundahc/UFG, entidade gestora das maternidades, em parceria com ouvidores que trabalham nas unidades conveniadas. A iniciativa, que segue os parâmetros do Net Promoter Score (NPS), revelou que a gestão está na Zona de Excelência, definida por altos índices de satisfação em relação às reclamações registradas. 

Os números detalhados indicam índices expressivos em todas as maternidades. No Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), o NPS para internação foi de 84%, com 595 entrevistados. Já a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) alcançou 89% no mesmo indicador, com 691 entrevistadas, enquanto o ambulatório obteve 88% de aprovação entre 835 entrevistados. Por sua vez, o Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC) foi a unidade que alcançou maior satisfação entre as usuárias, com 92% de aprovação entre as 910 pacientes entrevistadas.

Participante da pesquisa, a paciente Lilyan Viana Silva, mãe do Endrick, apresentou sua experiência ao ser atendida na Maternidade Nascer Cidadão. "Quando fui para lá, confesso que tinha ouvido coisas ruins sobre o atendimento. Mas, assim que cheguei na Nascer Cidadão, fui atendida rapidinho. Minha bolsa já tinha estourado, e consegui ter um parto normal. Foi ótimo, gostei muito do atendimento de toda a equipe”, conta Lilyan, que nasceu no Maranhão, mas reside em Goiânia há 12 anos.

A fala da paciente reflete o compromisso da Fundahc/UFG com a qualidade do atendimento, como explica Sérgio Braz da Silva, ouvidor-geral da fundação e responsável por coordenar as ouvidorias das três maternidades municipais. "Esses números demonstram que estamos no caminho certo. Mesmo com os grandes desafios impostos pela crise financeira que enfrentamos em 2024, reforçamos nossa responsabilidade em manter, dentro do possível, o padrão de atendimento. O diálogo constante com os usuários, conduzido pelos ouvidores locais Alethea Ramalho (HMDI), Alex Francisco (MNC) e Cássia Martins (HMMCC) é essencial para que possamos ouvir, aprimorar e entregar um atendimento ainda melhor”, afirma Sérgio.

Metodologia 

A pesquisa faz parte das estratégias do serviço de Ouvidoria nas unidades, e é realizada com base na Lei nº 13.460/2017, que regulamenta a participação dos usuários na avaliação de serviços públicos. Por meio de formulários físicos ou online, os usuários atribuem notas de 0 a 10 para áreas como estrutura física, equipe médica, equipe multiprofissional, alimentação, serviços de hotelaria e higienização, o que permite identificar pontos fortes e áreas de melhoria. “Estamos comprometidos em garantir que a experiência de cada mãe que é atendida em nossas maternidades seja humanizada e acolhedora. A opinião delas é fundamental para nossas ações de gestão e para o constante aprimoramento das unidades”, reforça Lucilene Sousa, diretora-executiva da Fundahc/UFG. 

A metodologia NPS utilizada segue os parâmetros do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e classifica os índices de satisfação em quatro categorias: Zona Crítica, Zona de Aperfeiçoamento, Zona de Qualidade e Zona de Excelência. Os resultados das maternidades municipais de Goiânia posicionaram todas as unidades na mais alta categoria, consolidando o serviço oferecido como referência em saúde pública voltada para as mães e seus bebês.

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