
Prefeitura de Goiânia e Fundahc reabrem dez leitos de UTI na Maternidade Célia Câmara
Unidade de saúde gerida pela Fundahc retomou os atendimentos após readequação de Planos de Trabalho definidos pela atual gestão
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de convênio tripartite com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), reabriu no último sábado, 15 de março, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto feminina no Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC). A reativação dos leitos foi anunciada em uma coletiva de imprensa na unidade nesta segunda-feira, 17 de março, com a presença do prefeito Sandro Mabel, da diretora-executiva da Fundahc, Lucilene de Sousa, dos diretores do HMMCC Marcelo Cupertino e Maxuel Pedreira, além de vereadores e gestores da Fundahc.
De acordo com o diretor-técnico do HMMCC, Marcelo Cupertino, os dez leitos estão disponíveis para atender mulheres de Goiânia que necessitam de cuidados intensivos, por meio do Complexo Regulador Municipal. “Os leitos são destinados a pacientes com perfil de atendimento clínico, como quadro grave de dengue ou uma sepse, por exemplo. Nossa equipe está preparada para garantir um atendimento de qualidade a essas pacientes”, pontuou Cupertino. Os leitos de UTI da unidade são em quartos duplos e monitorados por câmeras por um profissional de enfermagem, que avalia qualquer anormalidade nos leitos e aciona a equipe por sistema totalmente informatizado.
O prefeito Sandro Mabel destacou que a abertura dos novos leitos vem para dar mais tranquilidade à população goianiense. “O Estado pegou a regulação de alta complexidade e tem feito muito bem isso, inclusive, sendo nosso parceiro naquela crise de saúde que tivemos aqui em Goiânia. Mas a regulação estadual está superlotada. Os leitos que estão na Célia Câmara deveriam ser uma reserva técnica de Goiânia, mas estamos socorrendo o Estado, como ele sempre tem nos socorrido também”, explicou.
Para a diretora-executiva da Fundahc, Lucilene de Sousa, a reabertura dos leitos de UTI mostra o compromisso do prefeito Sandro Mabel com a saúde. “Nós estamos em diálogo constante com o prefeito Sandro desde novembro, e reconhecemos seu empenho para reverter os efeitos da crise criada pela antiga gestão municipal. Ao reabrir esses dez leitos no Célia Câmara, nós vamos garantir atendimento de qualidade para mais mulheres em nossa capital”, destacou.
Texto: Thalita Braga
Fotos: Alex Malheiros
Categorias: Notícias Principais