Mães de bebês prematuros participam de ensaio fotográfico na Maternidade Célia Câmara
Ação, realizada pelo segundo ano consecutivo, reforça vínculo entre mães e bebês prematuros que estão internados na unidade da Prefeitura de Goiânia
Em celebração ao Dia das Mães, o Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) promoveu nesta quinta-feira (8/5) um ensaio fotográfico com mães que acompanham seus bebês prematuros internados nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) e Unidades de Cuidados Intensivos Neonatal (Ucin). A ação, realizada pelo segundo ano consecutivo, é uma iniciativa de humanização do atendimento e busca eternizar, em imagens, a força e o vínculo entre mães e filhos em um dos momentos mais delicados de suas vidas.
O ensaio foi realizado de forma voluntária pelos fotógrafos Daniel Andrade e Solange Martins, com apoio da equipe multiprofissional da maternidade. Segundo Euller Cunha, coordenador de fisioterapia do HMMCC e idealizador do projeto de humanização com as mães e prematuros, foi pensado além da estética, mas “como um gesto que simboliza o acolhimento, o cuidado e o reconhecimento da trajetória dessas mulheres que vivenciam intensamente o processo de recuperação dos filhos prematuros”, destaca.
“Fotografar esses momentos é uma forma de revelar cicatrizes invisíveis e celebrar uma força que muitas vezes passa despercebida. Cada imagem carrega uma história de dor, superação e amor. A humanização não é um detalhe, é um direito. E com essas fotos, queremos lembrar que por trás de cada parto existe uma mulher que precisa ser respeitada, acolhida e ouvida, e um bebê que merece chegar ao mundo com dignidade”, afirma Euller.
As mães participantes demonstraram gratidão e emoção com a iniciativa. Laudiane Oliveira, mãe das gêmeas Liz e Ágatha, acompanha há quase dois meses a internação das filhas na maternidade. No dia do ensaio, apenas Liz continuava na UTI Neonatal. Ágatha já havia recebido alta médica. “Foram dias desafiadores, mas tenho vivido aqui um aprendizado diário. Os profissionais são dedicados, humanos. Esse ensaio foi um presente que vai ficar na memória. A sala ficou linda”, disse.
Já Alzeny Sandra, mãe de primeira viagem, também participou do ensaio com o filho, Samuel. “Foi uma notícia difícil saber que ele precisaria ficar na UTI, mas desde o começo fui muito bem atendida. Escolhi a Maternidade Célia Câmara por indicação da minha vizinha, e foi a melhor decisão. Agora estamos aguardando a transferência do meu bebê para nova avaliação em outro hospital. Este primeiro Dia das Mães vai ser diferente, cheio de esperança e eu fiquei muito feliz com esse ensaio. Ele marca um momento muito especial da minha vida”, disse emocionada.
Para quem está do outro lado, fazendo os registros, esse também é um momento emocionante. Solange Martins, fotógrafa voluntária que participa da ação pelo segundo ano, destacou a importância de poder contribuir com um gesto de afeto. “É muito gratificante doar meu trabalho para registrar momentos tão cheios de significado. Alegrar essas mães, eternizar esse carinho, isso não tem preço. Sou grata por ter a oportunidade de fazer parte disso”, afirmou.
Daniel Andrade, além de fotógrafo, atua como fisioterapeuta na UTI clínica feminina adulta do hospital e participou pela primeira vez da ação. “Amei a experiência. Vi a felicidade no rosto de algumas mães na hora de acompanhar o bebê para tirar as fotos. Valeu a pena, foi incrível”, relatou.
Texto e fotos: Thalita Braga
Categories: Notícias Principais