
Harley Rodrigues assume direção técnica da Maternidade Nascer Cidadão
Médico é servidor de carreira da Prefeitura de Goiânia e já atuou como preceptor na Maternidade Dona Iris
O ginecologista e obstetra Harley Ricardo Rodrigues assumiu, em abril, a diretoria técnica da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), localizada na região noroeste de Goiânia. Servidor de carreira da Prefeitura de Goiânia desde 1996, o médico tem uma longa trajetória na rede pública de saúde do município e já atuou como preceptor da residência médica na Maternidade Dona Iris.
Formado em medicina em 1992 pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES), Harley fez residência médica em ginecologia e obstetrícia na Santa Casa de Goiânia. Desde então, tem exercido funções em diferentes unidades da rede municipal, com foco especial na área cirúrgica.
A experiência na própria Maternidade Nascer Cidadão não é inédita, ele esteve na unidade na época de sua abertura, quando trabalhou ao lado do médico Sebastião Moreira, pioneiro na implantação do parto humanizado na rede municipal. Segundo Harley, essa vivência foi marcante e colaborou para sua compreensão da maternidade como espaço de cuidado integral e humanizado.
“Assumir a gestão técnica da MNC representa um novo desafio para mim. Estou animado, porque, apesar de novo, é algo que traz satisfação em ver o serviço acontecendo”, afirma. Harley acredita que sua condição de servidor efetivo é um diferencial importante na gestão. “Conhecer bem a rede ajuda muito. A gente entende as dificuldades, sabe como é trabalhar no serviço público, já viveu os desafios que os colegas enfrentam. Isso facilita o diálogo, o convencimento e o processo de mudança. Dá para mostrar que não é preciso ter medo de fazer diferente quando é para melhorar”, concluiu.
A expectativa do novo diretor agora é seguir consolidando melhorias na maternidade, com foco na reorganização dos fluxos e no fortalecimento do atendimento humanizado. “Nós temos conseguido enxugar um pouco os gastos e otimizar os processos. Ainda é pouco tempo, estou há pouco mais de um mês na função, mas já começamos a organizar a escala de médicos e profissionais de outras áreas”.
Texto e fotos: Thalita Braga
Categorias: Notícias Principais