HMMCC promove campanha de doação de sangue
Seguindo o objetivo da FUNDAHC de auxiliar o Hemocentro a repor seus estoques de bolsas de sangue, hospital municipal de Goiânia referência no tratamento contra a COVID leva ônibus itinerante ao setor no próximo dia 28
O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) promove, no próximo dia 28 de junho, campanha de doação de sangue em parceria com a Hemorrede de Goiás e o apoio da Associação de Moradores do Conjunto Vera Cruz I. Devido ao perfil de atendimento na unidade, referência municipal de Goiânia para o tratamento contra a COVID-19, o ônibus de coleta itinerante do Hemocentro não estará alocado no hospital, como aconteceu no Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e na Maternidade Nascer Cidadão (MNC), mas na Praça da Feira do bairro Vera Cruz.
"Tem muita gente necessitando de sangue com urgência e, por causa da pandemia, as pessoas não estão frequentando os bancos. Quisemos apoiar a ação de trazer o banco de sangue para cá para servir aos nossos parceiros. Estamos de braços abertos para tudo que vem de importante para nosso bairro", conta o presidente da Associação de Moradores do bairro, Marcelo Mariano.
Biomédica responsável pelo laboratório do HMMCC, Tallita Barbosa de Morais reforça que a ação será relevante para ajudar a repor o estoque do Hemocentro, que fornece bolsas de sangue à unidade quando necessário. "Os pacientes do hospital acabam precisando de transfusão de sangue em algum momento, porque têm um período prolongado de internação. O Hemocentro hoje é o nosso banco de apoio", diz, destacando que o hospital usa, em média, 70 bolsas por mês.
Os diversos hemocomponentes presentes nas bolsas de sangues são usados em momentos diferentes dos tratamentos dos pacientes. No HMMCC, as hemácias são as mais utilizadas por restaurarem adequadamente a oxigenação dos tecidos e, assim, melhorar os quadros de anemia. "Como o tratamento com anticoagulantes é recurso terapêutico necessário para o COVID, acontece de termos casos de anemia. As hemáxias, então, repõem esse quadro", esclarece a biomédica.
As doações de sangue serão feitas das 8h às 16h mediante agendamento prévio com equipe do HMMCC pelo telefone (62) 3121-6200.
Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.
A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus.
Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac ou Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais.
Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar. Já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.
A orientação é que os voluntários façam o agendamento da doação e, no dia, compareçam com um documento original com foto e que não deixem usar máscara cobrindo a boca e o nariz para irem até o local de doação.
SERVIÇO
Campanha Doe Sangue, Doe Vida, do HMMCC
Quando: 28 de junho, segunda-feira, das 8h às 16h de maio, terça-feira, das 8h às 16h
Onde: Praça da Feira do Conjunto Vera Cruz I - Avenida Gercina Borges Teixeira - Conj. Vera Cruz, Goiânia - GO
Agendamentos: (62) 3121-6200
Por Monique Pacheco, Assessora de Comunicação da FUNDAHC
Categorias: Notícias Principais