
Prefeitura de Goiânia amplia capacidade de diagnóstico do câncer de mama com novo mamógrafo no HMDI
Equipamento digital de última geração foi doado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com apoio da Assembleia Legislativa de Goiás
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entregaram nesta terça-feira, 24 de junho, um novo mamógrafo digital ao Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), com o objetivo de fortalecer a capacidade de diagnóstico precoce do câncer de mama entre usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento, da marca VMI, modelo Digimamo TM 3D, tem capacidade para realizar até 500 exames por mês. A vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Lira, que representou o prefeito Sandro Mabel no evento, destacou o compromisso da gestão municipal com a saúde da mulher. “Sabemos que a prevenção e o diagnóstico precoce fazem toda a diferença no enfrentamento ao câncer de mama”, declarou.
Com investimento de R$ 994 mil, o mamógrafo foi adquirido por meio de doação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, viabilizada após projeto apresentado pela Fundahc e o apoio do deputado estadual Bruno Peixoto e do secretário de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Eduardo Bernardes. Segundo Bernardes, a solicitação do novo aparelho foi feita ainda durante a gestão do então diretor do HMDI, Rogério de Paula. “Como não havia mais janelas disponíveis para a destinação de emendas parlamentares naquele período, a equipe da Alego buscou alternativas e encontrou, na parceria com a Igreja de Jesus Cristo, uma solução possível”.
O novo mamógrafo oferece imagens digitais de alta resolução, maior precisão nos diagnósticos e menor exposição à radiação. Além disso, possui interface intuitiva para operação e recursos de integração com sistemas de informação em saúde, o que facilita o armazenamento e o compartilhamento dos exames.
De acordo com o diretor-técnico do HMDI, Tarik Saidah, a aquisição representa um avanço expressivo na qualidade do atendimento prestado na unidade. “Esse investimento reflete nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das nossas pacientes, proporcionando diagnósticos mais precisos e eficientes. O mais importante é a qualidade dos exames, pois agora contamos com um aparelho digital, que aumenta a sensibilidade do método de rastreamento do câncer de mama”, ressaltou.
O médico e assessor técnico da SMS, Márcio Leite, também destacou que a nova tecnologia vai permitir identificar pequenas lesões com maior precisão, o que é essencial para o diagnóstico precoce da doença.
Representando a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o primeiro conselheiro Mário José de Souza relatou que a doação está alinhada aos princípios da instituição, que mantém programas de apoio à saúde e assistência comunitária. Segundo ele, a Igreja foi procurada pela Fundahc com a demanda de um novo mamógrafo, e, sensível à necessidade, prontificou-se a contribuir. “Nossa Igreja está sempre disposta a colaborar com ações que beneficiem a população, especialmente em áreas essenciais como a saúde”, ressaltou.
Durante a cerimônia de entrega, a diretora-executiva da Fundahc, instituição gestora do HMDI, também destacou o papel do ex-diretor da unidade, Rogério de Paula, na articulação da parceria. “O trabalho do Dr. Rogério foi fundamental nesse processo. Ele se empenhou atrás de recursos junto com o deputado Bruno Peixoto e o secretário de saúde da Alego, Eduardo Bernardes, e hoje, eles não poderiam deixar de ser lembrados. Deixo meu agradecimento especial à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Com certeza, muitas vidas serão salvas graças a esse bem que fizeram às milhares de pacientes que vão desfrutar desse equipamento”, afirmou.
Oferta do serviço
O HMDI oferece o exame de mamografia para pacientes do Ambulatório de Mastologia da própria unidade e também para usuárias externas encaminhadas pela rede pública de saúde. As pacientes atendidas no ambulatório já saem da consulta com o pedido e podem se dirigir ao setor de exames para agendamento. Já as pacientes externas recebem a solicitação do exame nas unidades básicas de saúde, e o encaminhamento é feito de acordo com a disponibilidade de vagas.
Os registros dos pedidos são realizados no Sistema de Informação do Câncer (Siscan), plataforma nacional que subsidia o monitoramento e a avaliação da rede, com o objetivo de organizar o acesso aos serviços oncológicos.
Texto: Thalita Braga
Fotos: Ascom Fundahc
Categories: Notícias Principais