mamografo-hmdi-novo

Prefeitura de Goiânia amplia capacidade de diagnóstico do câncer de mama com novo mamógrafo no HMDI

On 06/25/25 17:08 . Updated at 06/25/25 17:26 .

Equipamento digital de última geração foi doado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com apoio da Assembleia Legislativa de Goiás

inauguracao-mamografo

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entregaram nesta terça-feira, 24 de junho, um novo mamógrafo digital ao Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), com o objetivo de fortalecer a capacidade de diagnóstico precoce do câncer de mama entre usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento, da marca VMI, modelo Digimamo TM 3D, tem capacidade para realizar até 500 exames por mês. A vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Lira, que representou o prefeito Sandro Mabel no evento, destacou o compromisso da gestão municipal com a saúde da mulher. “Sabemos que a prevenção e o diagnóstico precoce fazem toda a diferença no enfrentamento ao câncer de mama”, declarou.

Com investimento de R$ 994 mil, o mamógrafo foi adquirido por meio de doação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, viabilizada após projeto apresentado pela Fundahc e o apoio do deputado estadual Bruno Peixoto e do secretário de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Eduardo Bernardes. Segundo Bernardes, a solicitação do novo aparelho foi feita ainda durante a gestão do então diretor do HMDI, Rogério de Paula. “Como não havia mais janelas disponíveis para a destinação de emendas parlamentares naquele período, a equipe da Alego buscou alternativas e encontrou, na parceria com a Igreja de Jesus Cristo, uma solução possível”.

O novo mamógrafo oferece imagens digitais de alta resolução, maior precisão nos diagnósticos e menor exposição à radiação. Além disso, possui interface intuitiva para operação e recursos de integração com sistemas de informação em saúde, o que facilita o armazenamento e o compartilhamento dos exames.

De acordo com o diretor-técnico do HMDI, Tarik Saidah, a aquisição representa um avanço expressivo na qualidade do atendimento prestado na unidade. “Esse investimento reflete nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das nossas pacientes, proporcionando diagnósticos mais precisos e eficientes. O mais importante é a qualidade dos exames, pois agora contamos com um aparelho digital, que aumenta a sensibilidade do método de rastreamento do câncer de mama”, ressaltou.

O médico e assessor técnico da SMS, Márcio Leite, também destacou que a nova tecnologia vai permitir identificar pequenas lesões com maior precisão, o que é essencial para o diagnóstico precoce da doença. 

Representando a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o primeiro conselheiro Mário José de Souza relatou que a doação está alinhada aos princípios da instituição, que mantém programas de apoio à saúde e assistência comunitária. Segundo ele, a Igreja foi procurada pela Fundahc com a demanda de um novo mamógrafo, e, sensível à necessidade, prontificou-se a contribuir. “Nossa Igreja está sempre disposta a colaborar com ações que beneficiem a população, especialmente em áreas essenciais como a saúde”, ressaltou. 

Durante a cerimônia de entrega, a diretora-executiva da Fundahc, instituição gestora do HMDI, também destacou o papel do ex-diretor da unidade, Rogério de Paula, na articulação da parceria. “O trabalho do Dr. Rogério foi fundamental nesse processo. Ele se empenhou atrás de recursos junto com o deputado Bruno Peixoto e o secretário de saúde da Alego, Eduardo Bernardes, e hoje, eles não poderiam deixar de ser lembrados. Deixo meu agradecimento especial à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Com certeza, muitas vidas serão salvas graças a esse bem que fizeram às milhares de pacientes que vão desfrutar desse equipamento”, afirmou.

Oferta do serviço

O HMDI oferece o exame de mamografia para pacientes do Ambulatório de Mastologia da própria unidade e também para usuárias externas encaminhadas pela rede pública de saúde. As pacientes atendidas no ambulatório já saem da consulta com o pedido e podem se dirigir ao setor de exames para agendamento. Já as pacientes externas recebem a solicitação do exame nas unidades básicas de saúde, e o encaminhamento é feito de acordo com a disponibilidade de vagas.

Os registros dos pedidos são realizados no Sistema de Informação do Câncer (Siscan), plataforma nacional que subsidia o monitoramento e a avaliação da rede, com o objetivo de organizar o acesso aos serviços oncológicos.

entrega-mamografo1 entrega-mamografo2 entrega-mamografo3

 

Texto: Thalita Braga 

Fotos: Ascom Fundahc 

Categories: Notícias Principais