hmdi-saude-em-nossas-maos

Hospital e Maternidade Dona Iris reforça segurança do paciente com participação no projeto Saúde em Nossas Mãos

Em 23/07/25 09:29. Atualizada em 23/07/25 09:29.

Equipe da UTI Neonatal esteve em São Paulo para capacitação promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com hospitais de referência do país

capacitacao-saude-em-nossas-maos-hmdi

Profissionais do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) estiveram em São Paulo nos dias 15 e 16 de julho de 2025 para participar de uma nova etapa do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que engloba seis hospitais de referência nacional e o Ministério da Saúde. 

A Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) reuniu representantes de 59 instituições hospitalares de diversas regiões do Brasil, com foco no aprimoramento técnico, intercâmbio de experiências e capacitação de profissionais para a implementação de práticas seguras nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Representaram o HMDI a supervisora da UTI Neonatal, Faétila Oliveira, e os colaboradores Declieny Borges, Júlio Messias e Lillian Monteiro. 

“A SAP nos permitiu participar de oficinas que serão replicadas à equipe assistencial nos próximos 60 dias, com foco na prevenção de infecções associadas à ventilação mecânica e à corrente sanguínea. Outro ponto forte foi a integração entre os setores assistencial e de custeio, promovendo um ambiente colaborativo e alinhado à missão de reduzir infecções e custos hospitalares”, destaca Faétila Oliveira.

O projeto Saúde em Nossas Mãos visa reduzir em até 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde por meio da adoção de protocolos padronizados e da melhoria contínua da qualidade do cuidado. A metodologia utilizada, baseada no modelo de melhoria do Institute for Healthcare Improvement (IHI), incentiva o teste de pequenas mudanças, monitoramento por indicadores e capacitação continuada, com suporte técnico dos hospitais HUBs. No caso do HMDI, o acompanhamento é realizado pelo Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10 em cada 100 pacientes hospitalizados em países em desenvolvimento sofrem com infecções relacionadas ao cuidado em saúde. No Brasil, estima-se que 70% desses eventos adversos são evitáveis. Para enfrentar essa realidade, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do qual o Saúde em Nossas Mãos faz parte, com metas específicas para as UTIs adulto, pediátrica e neonatal.

Entre 2018 e 2023, a iniciativa evitou mais de 15 mil infecções e salvou mais de 5,5 mil vidas, com impacto positivo também nos custos do sistema público: estima-se uma economia de R$791 milhões para o SUS no período.

Com a capacitação em São Paulo, o HMDI fortalece seu compromisso com a qualificação do cuidado, a segurança do paciente e a melhoria dos processos assistenciais. As práticas aprendidas serão disseminadas entre os profissionais da UTI Neonatal, ampliando o impacto do projeto na rotina da unidade. “O apoio técnico do Hospital Sírio-Libanês tem enriquecido nossos processos, promovendo avanços significativos na segurança e na qualidade da assistência prestada aos recém-nascidos”, finaliza Faétila.

 

Texto: Thalita Braga 

Fotos: Divulgação/Equipe HMDI 

Categorias: Notícias Principais