
Hospital e Maternidade Dona Iris reforça segurança do paciente com participação no projeto Saúde em Nossas Mãos
Equipe da UTI Neonatal esteve em São Paulo para capacitação promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com hospitais de referência do país
Profissionais do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) estiveram em São Paulo nos dias 15 e 16 de julho de 2025 para participar de uma nova etapa do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que engloba seis hospitais de referência nacional e o Ministério da Saúde.
A Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) reuniu representantes de 59 instituições hospitalares de diversas regiões do Brasil, com foco no aprimoramento técnico, intercâmbio de experiências e capacitação de profissionais para a implementação de práticas seguras nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Representaram o HMDI a supervisora da UTI Neonatal, Faétila Oliveira, e os colaboradores Declieny Borges, Júlio Messias e Lillian Monteiro.
“A SAP nos permitiu participar de oficinas que serão replicadas à equipe assistencial nos próximos 60 dias, com foco na prevenção de infecções associadas à ventilação mecânica e à corrente sanguínea. Outro ponto forte foi a integração entre os setores assistencial e de custeio, promovendo um ambiente colaborativo e alinhado à missão de reduzir infecções e custos hospitalares”, destaca Faétila Oliveira.
O projeto Saúde em Nossas Mãos visa reduzir em até 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde por meio da adoção de protocolos padronizados e da melhoria contínua da qualidade do cuidado. A metodologia utilizada, baseada no modelo de melhoria do Institute for Healthcare Improvement (IHI), incentiva o teste de pequenas mudanças, monitoramento por indicadores e capacitação continuada, com suporte técnico dos hospitais HUBs. No caso do HMDI, o acompanhamento é realizado pelo Hospital Sírio-Libanês.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10 em cada 100 pacientes hospitalizados em países em desenvolvimento sofrem com infecções relacionadas ao cuidado em saúde. No Brasil, estima-se que 70% desses eventos adversos são evitáveis. Para enfrentar essa realidade, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do qual o Saúde em Nossas Mãos faz parte, com metas específicas para as UTIs adulto, pediátrica e neonatal.
Entre 2018 e 2023, a iniciativa evitou mais de 15 mil infecções e salvou mais de 5,5 mil vidas, com impacto positivo também nos custos do sistema público: estima-se uma economia de R$791 milhões para o SUS no período.
Com a capacitação em São Paulo, o HMDI fortalece seu compromisso com a qualificação do cuidado, a segurança do paciente e a melhoria dos processos assistenciais. As práticas aprendidas serão disseminadas entre os profissionais da UTI Neonatal, ampliando o impacto do projeto na rotina da unidade. “O apoio técnico do Hospital Sírio-Libanês tem enriquecido nossos processos, promovendo avanços significativos na segurança e na qualidade da assistência prestada aos recém-nascidos”, finaliza Faétila.
Texto: Thalita Braga
Fotos: Divulgação/Equipe HMDI
Categorias: Notícias Principais