
Fundahc adere ao Pacto Brasil pela Integridade da CGU
Com 26 anos de atuação na gestão de saúde pública e pesquisa, a fundação oficializa compromisso ético ao aderir à iniciativa da Controladoria-Geral da União
A Fundahc, entidade com quase três décadas de experiência na gestão de unidades de saúde públicas e projetos de pesquisa, ensino e extensão na área da saúde, oficializou neste mês de julho a adesão ao Pacto Brasil pela Integridade, da Controladoria-Geral da União (CGU). Com esse passo, a fundação reforça sua trajetória institucional ético‑governamental e consolida práticas de transparência, prevenção de irregularidades e boa governança.
Segundo Aline Valadão, coordenadora de Integridade da Fundahc, a fundação vem trabalhando ano a ano para tornar sua gestão cada vez mais transparente, ética e responsável. “A adesão ao Pacto fortalece esse compromisso. Para nós, foi o momento certo de oficializar esse compromisso e mostrar que estamos no caminho certo. Esse passo representa uma formalização de práticas já em curso internamente, colocando a instituição em diálogo com outros aderentes e ampliando sua visibilidade institucional”, destacou.
Aline pontuou que a instituição já vem desenvolvendo um Programa de Integridade alinhado ao Decreto nº 9.203/2017 e à Lei Anticorrupção. “O Pacto está em sintonia com o que já temos colocado em prática na Fundahc por meio do nosso Programa de Integridade, ou seja, o Pacto e o nosso programa andam lado a lado”, explica Aline. O programa estrutura-se em cinco dimensões: ambiente de gestão; gestão de riscos; políticas e procedimentos; comunicação e treinamentos; e monitoramento, remediação e aplicação de penalidades.
Entre as ações promovidas pela Fundahc, destacam‑se a revisão do Código de Conduta, com ênfase em conflitos de interesse, brindes e relacionamento com agentes públicos, apresentada em linguagem acessível à rotina da instituição, e o aprimoramento do Canal de Denúncias, com fluxo mais eficiente, reforço no sigilo e maior divulgação para incentivar seu uso. “A ideia é que todo mundo entenda que integridade não é um conceito distante, mas algo que se pratica, com segurança e respeito, todos os dias”, diz a coordenadora.
Plano de Ação
Para garantir engajamento interno e externo, a Fundahc estruturou um plano anual que prevê treinamentos sistemáticos sobre ética, integridade e prevenção de irregularidades. “As lideranças atuam como multiplicadoras da cultura de compliance e cláusulas contratuais que tratam de integridade foram inseridas nas relações com fornecedores e parceiros. Além disso, indicadores como o percentual de colaboradores capacitados, taxa de engajamento em campanhas internas, número de acessos aos conteúdos sobre integridade e tempo médio de resposta às denúncias permitem aferir a eficácia dessas iniciativas”, destaca Aline.
A diretora‑executiva, Lucilene de Sousa, reforça a relevância institucional da adesão. “A decisão de aderir ao Pacto reafirma nosso legado de 26 anos de compromisso com a transparência e a integridade. Queremos deixar claro à sociedade e aos nossos parceiros que pesquisamos, administramos e prestamos serviços com responsabilidade, ética e respeito ao setor público”, afirma.
Após assinatura do Termo de Adesão, que aconteceu no último dia 9 de julho de 2025, a Fundahc deve realizar uma autoavaliação de suas medidas de integridade em até 180 dias, conforme regulamentação da CGU. Essa etapa possibilita à instituição utilizar o selo institucional do Pacto e constar no painel público de participantes, conferindo visibilidade e credibilidade ao seu compromisso.
Com 218 entidades já aderidas até novembro de 2024, o movimento tem se estabelecido como um dos maiores da integridade no país. A Fundahc passa, assim, a integrar um grupo que valoriza transparência, responsabilidade social e governança, consolidando seu reconhecimento interno e externo.
Este passo institucional reforça a consolidação da cultura ética na fundação, com a alta gestão engajada, práticas estruturadas e mecanismos de prestação de contas. A Fundahc reitera sua posição como referência no setor de saúde pública e pesquisa, demonstrando que a integridade faz parte de sua essência organizacional.
Texto e foto: Thalita Braga
Categorias: Notícias Principais