lucilene-sousa-enfaco

Segunda edição do Enfaco reuniu mais de 150 participantes em Pirenópolis 

Em 18/08/25 17:05. Atualizada em 02/09/25 10:03.

Encontro promoveu discussões sobre responsabilidade fiscal, concessão de bolsas, pagamento de DAO e a importância da comunicação institucional nas fundações de apoio 

 

fundahc-enfaco-2025

Nos dias 14 e 15 de agosto, Pirenópolis foi palco do 2º Encontro Regional das Fundações de Apoio do Centro-Oeste (Enfaco). O evento realizado pela Fundahc, Funape, RTVE, com apoio institucional de outras  fundações da região (Finatec, Fapec, Funaepe, Faespe, Funtec, Funadif) e do Confies Nacional, reuniu participantes de todas as regiões do país para discutir os desafios enfrentados pelas fundações de apoio e propor soluções estratégicas para seus encaminhamentos. 

Durante a abertura do evento, Lucilene Maria de Sousa, diretora regional do Confies Centro-Oeste e diretora-executiva da Fundahc, destacou a importância do retorno do evento depois de oito anos de hiato, como uma medida para fortalecer as fundações da região. “Quero agradecer de forma muito especial à reitora Angelita Pereira, pelo apoio constante às fundações de apoio e pela valorização do papel que temos no fortalecimento das nossas instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ao prefeito Nivaldo Melo, que desde o primeiro momento acolheu o nosso convite com tanta generosidade, garantindo não apenas sua presença, mas nos encantando com apresentações culturais e artesanato de Pirenópolis, o nosso muito obrigado. Também registro minha gratidão ao presidente do Confies, Antônio Fernandes, pela atuação firme, sempre presente e acolhedora, que tem feito toda a diferença na união das nossas fundações”, reforçou. 

Lucilene fez questão de manifestar sua gratidão pela amizade e companheirismo com as “fundações-irmã” de apoio à UFG. “Agradeço ainda às diretoras-executivas da Funape e da RTVE, Sandramara Mathias e Silvana Coleta, que junto com as outras fundações do Centro-Oeste, e suas equipes, tornaram possível a realização deste evento. Esse encontro, que renasce depois de oito anos, foi cuidadosamente pensado de forma coletiva, e é justamente essa construção plural que dá sentido a cada atividade desses dois dias de evento”.

A reitora Angelita Pereira também participou da abertura do Encontro e defendeu a atuação do trabalho das fundações de apoio para produção científica nas universidades. “Este é um momento de ampliar conexões, conhecer melhor as instituições e fortalecer nossa rede de colaboração. Que este encontro seja propositivo, de muito aprendizado, trocas e inspiração, para que possamos sair daqui mais fortalecidos no enfrentamento dos desafios, que são também oportunidades de crescimento. É preciso avançar, porque as fundações são instrumentos essenciais para a gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão das universidades, fundamentais para o desenvolvimento não só da região Centro-Oeste, mas de todo país”, afirmou. 

O presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Antônio Fernando Queiroz, reforçou a importância da união das fundações. "Todos sabem que temos vivido momentos de grandes desafios, e precisamos trabalhar juntos para vencê-los, com a participação de todas as fundações do Brasil. Estamos reunidos aqui no 2º Enfaco justamente para promover essa aproximação entre as nossas fundações e discutir assuntos diretamente ligados às fundações de apoio e às nossas apoiadas, que são as IFEs e ICTs”, pontuou.

Proposições e encaminhamentos 

A programação do 2º Enfaco foi marcada por debates de alto nível, com painéis que discutiram desde o futuro das fundações de apoio e a atuação do Confies junto aos poderes Legislativo e Executivo até a comunicação institucional como estratégia de fortalecimento do setor. Além disso, grupos temáticos reuniram especialistas que atuam nas fundações para tratar de áreas sensíveis à gestão, como compras,  comunicação, recursos humanos, contabilidade, governança e projetos, com a participação ativa de colaboradores da Fundahc. 

Outro momento de destaque foi a mesa-redonda sobre despesas administrativas operacionais, que trouxe à tona os desafios da fiscalização e da transparência. O encontro também apresentou experiências exitosas, entre elas a transição da Fundahc para Fundação de Apoio à Gestão de Serviços e Projetos em Saúde da Universidade Federal (Fagep), conduzida pela diretora-presidente Lucilene de Sousa. 

Encerramento 

Durante o encerramento do Enfaco, Lucilene falou da satisfação em receber um retorno tão positivo dos participantes do evento em Pirenópolis. “Essa nossa jornada foi muito rica, intensa e inspiradora. Ao final, vimos as grandiosas contribuições que agora temos a responsabilidade de levar adiante. Não tenho dúvida de que este encontro marcou, com muita emoção, o retorno de um evento tão importante para a nossa região Centro-Oeste. Tivemos uma programação robusta, construída de forma colaborativa, participativa e com muito carinho, justamente para provocar reflexões e gerar proposições para o nosso evento nacional”. 

Lucilene também falou da satisfação de ver o envolvimento das equipes da Fundahc, Funape e RTVE na organização do evento. “Fiquei emocionada desde o primeiro dia, quando percebi que cada detalhe havia sido pensado para acolher a todos. Tenho certeza de que cada participante leva consigo o calor humano e a hospitalidade do povo goiano, que fizeram desses dois dias um marco na nossa trajetória. Esse evento renasce mais forte, mais conectado aos desafios do nosso tempo e, sobretudo, mais comprometido com a construção de caminhos coletivos que reverberem por muito tempo em nossos espaços de atuação. Quero agradecer o empenho de cada um que se dedicou para que esse evento pudesse ser entregue!”,disse. 

Antônio Fernando reafirmou que muitos assuntos, proposições e encaminhamentos que foram tratados durante o encontro seguirão sendo discutidos no encontro nacional do Confies em Brasília, nos dias 15, 16 e 17 de outubro. “Espero encontrar todos vocês lá. Serão momentos semelhantes a este, em que teremos a oportunidade de estar juntos, trocando experiências exitosas das nossas fundações, estreitando relações e buscando soluções para os desafios diários que temos em comum", pontuou o presidente do Confies. 

Em 2026, a 3ª edição já tem destino certo: Bonito, no Mato Grosso do Sul, desta vez sob o comando da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). 

 

Texto: Thalita Braga 

Fotos: Maria Eduarda (RTVE)  

Categorias: Notícias Principais