Fundahc entrega gestão do HEJ com mais de dois milhões de atendimentos realizados
Para 75% dos pacientes, assistência na unidade é boa ou ótima. Humanização foi ponto chave do período
Em 31 de agosto de 2025, a Fundahc encerrou sua atuação enquanto gestora do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ). Desde a estadualização, em 2020, a fundação esteve à frente da unidade do Governo de Goiás, comprometendo-se com a excelência no atendimento à população e atuando em conformidade com as diretrizes estabelecidas.
“Juntos, superamos desafios e ajudamos a transformar a assistência à saúde da região Sudoeste de Goiás. Realizamos centenas de milhares de atendimentos, entre partos, cirurgias, consultas e exames. Modernizamos a infraestrutura, adquirimos novos equipamentos, conquistamos certificações importantes que atestam a qualidade da assistência oferecida aqui. Mas, mais do que números e prêmios, nosso maior legado é o cuidado humano oferecido a cada paciente que veio até nós em busca de acolhimento”, relembra a diretora-executiva da fundação, Lucilene Maria de Sousa.
Lucilene de Sousa esteve presencialmente no HEJ para agradecer lideranças e colaboradores pela parceria e pelos resultados alcançados
Resultados
Em cinco anos, a unidade somou 2.044.951 atendimentos, sendo: 368.382 atendimentos no pronto-socorro; 4.610 partos; 75.041 consultas médicas e ambulatoriais; 89.746 consultas não médicas; 7.698 cirurgias de emergência; 12.351 cirurgias eletivas; 191.379 exames de imagem e 1.303.097 exames laboratoriais realizados. Além disso, houve investimento de R$2,5 milhões, sendo R$1,9 milhão para implantação de um parque tecnológico com 579 novos equipamentos para aprimorar os serviços e a infraestrutura oferecidos à comunidade.
Adicionalmente, ao longo deste período sob gestão da Fundahc, o HEJ conquistou importantes certificações que atestam a qualidade dos serviços prestados. Destacam-se a renovação do selo IHAC - Hospital Amigo da Criança, a Certificação Nacional de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher, e a certificação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (2024-2025).
O hospital também participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Hospital Albert Einstein, com o intuito de implementar a metodologia Lean nas emergências, visando otimizar fluxos e promover resultados positivos no atendimento.
Para Lucilene, os números positivos foram resultado da atuação dedicada da equipe, a quem fez questão de agradecer pessoalmente durante uma visita: “Tudo conquistado aqui só foi possível pelo trabalho de vocês: colaboradores, profissionais da saúde, equipes administrativas, técnicas e de apoio. Cada atendimento realizado, cada vida cuidada e cada conquista alcançada é fruto do esforço, do talento e da dedicação de todos. O HEJ foi e continuará sendo um espaço de vidas transformadas, e vocês são os protagonistas dessa transformação”, destacou.
Humanização
Aproximar unidade de saúde e população foi um dos caminhos encontrados pela gestão para otimizar os fluxos internos e alcançar mais humanização no atendimento. Iniciativas como o HEJ Sem Fronteiras - Um Hospital na Comunidade e a criação do Conselho Consultivo da Experiência do Paciente foram bem aceitas e apresentaram resultados positivos.
O primeiro, objetiva levar saúde e bem-estar à população por meio de atividades educativas fora da unidade. Psicólogo em uma escola estadual que recebeu o projeto, Wilson Pereira comemorou a ação: “As estudantes acharam a experiência muito interessante. Elas participaram ativamente e relataram que as informações foram esclarecedoras, tirando dúvidas que tinham. É raro ver esse engajamento, especialmente em turmas que costumam ser mais tímidas, mas dessa vez, a participação foi excepcional”.
As atividades do HEJ Sem Fronteiras incluem conversas, palestras e simulações práticas de primeiros socorros, com o intuito de ensinar sobre o papel do hospital e dos profissionais de saúde, além de promover o uso consciente dos serviços de urgência e emergência. Segundo Juliano Rocha, então diretor-geral da unidade, “foi um passo significativo para promover um atendimento mais humanizado e eficiente. Esperamos que, por meio da educação em saúde, possamos estreitar os laços entre o hospital e a comunidade, proporcionando um entendimento mais claro sobre o funcionamento do HEJ e incentivando o uso responsável dos nossos serviços”.
Atividade do HEJ Sem Fronteiras em escola estadual em Jataí
Com a criação do Conselho Consultivo da Experiência do Paciente, se tornou possível garantir a escuta ativa dos usuários e promover uma gestão mais participativa e humanizada. O conselho se tornou um elo entre a administração e a comunidade, construindo um ambiente de confiança e acolhimento.
“Agradeço ao nosso governador Ronaldo Caiado e ao secretário (de Saúde) Rasível Santos por terem confiado à Fundahc o cuidado integral de milhares de goianos nesses últimos anos. Encerramos esse ciclo com a certeza que fizemos o nosso melhor e que continuaremos juntos agora no Centro de Referência em Oftalmologia - Cerof, em Goiânia. Nosso compromisso sempre será com a saúde pública de qualidade!”, finaliza Lucilene.
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