Boas práticas de alimentação devem ser levadas à sério
Celebrado nesta quarta-feira, 31, o Dia Nacional da Saúde e Nutrição faz um alerta sobre os impactos e a influência que a alimentação exerce sobre a nossa saúde. Parte oficial do calendário do Ministério da Saúde, o tema é abordado de forma permanente nas unidades geridas pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundhac).
Isso é necessário porque, de acordo com a nutricionista da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), Ilvana Abreu, a alimentação adequada contribui para o reestabelecimento da saúde dos pacientes e ajuda na prevenção de diversos tipos de doenças, como cânceres e outras patologias ligadas ao sistema imunológico. “As boas práticas de alimentação devem fazer parte da rotina dos cidadãos e dos profissionais de saúde, que têm à disposição o Guia Alimentar Para a População Brasileira, documento produzido pelo Governo Federal que deve orientar o trabalho nas unidades hospitalares”, explica.
Segundo a especialista, a alimentação saudável é um direto de todo cidadão, por isso é fundamental que todos saibam quais produtos e itens devem ser incluídos nas refeições. “Por essa razão, é parte da nossa rotina nas unidades administradas pela Fundahc informar os pacientes sobre os benefícios de uma dieta rica em nutrientes e vitaminas”, destaca.
Ao promover essa acesso à informação, seja orientando as gestantes ou pacientes que venceram a Covid-19, a Fundhac contribui, conforme pontua Ilvana Abreu, para a plena recuperação dos pacientes. “É por isso que é fundamental reforçar neste 31 de março e em todos os outros dias do ano que a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável e fazer atividades físicas, é capaz de garantir mais qualidade de vida de todos. E essa é a missão do trabalho desenvolvido pelos nutricionais da Fundahc”, finaliza.
Clique aqui e confira o vídeo completo com a fala da nutricionista Ilvana Abreu.
Categorias: Notícias Principais
URL relacionada: https://www.youtube.com/watch?v=GBlZM5EhMdI |
---|