Dia Mundial do Câncer: ações contra a doença precisam ser diárias
A data, coordenada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), é uma campanha de utilidade pública que busca o aumento da conscientização e da educação sobre a doença
O Dia Mundial do Câncer — campanha internacional realizada em 4 de fevereiro — é um evento anual que reúne cientistas, profissionais da saúde, organizações e unidades de saúde com a proposta de diminuir o impacto da doença sobre a saúde global. De 2019 a 2021, a campanha segue o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou) e por ser o encerramento dessa temática, este 2021 traz o slogan Eu sou e eu vou: juntas, todas as nossas ações são importantes, um lembrete de que nossas ações individuais, quando somadas, têm o poder de alcançar um futuro mais saudável e promissor. A data é ainda uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer, que deve atingir somente neste ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 625 mil brasileiros.
Apesar do câncer tirar o sono e atemorizar parte da população, os avanços científicos e o desenvolvimento de recursos de diagnóstico e de tratamento vêm ampliando de forma inquestionável as possibilidades de cura. Apesar disso, é uma doença que, na maioria das vezes, pode ser prevenida se os fatores de risco forem evitados. Hoje, a obesidade está entre as principais causas de tumores no Brasil. Comportamentos não saudáveis, como fumar, consumir bebidas alcoólicas e manter dieta pobre em vegetais também aumentam o risco da doença.
Desta forma, as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem e os hábitos adotados pelas pessoas determinam os diferentes tipos de câncer. E essa informação é muito importante, pois assim fica mais fácil evitar os problemas de saúde e a incidência de câncer. Sem causar grandes mudanças em nossa rotina ou deixar de lado aquilo que gostamos de fazer, é possível reduzir os riscos de adoecer.
Por isso, pratique uma dieta alimentar saudável e rica em produtos variados, evite exposição prolongada ao sol e use protetor solar, deixe de fumar e pratique atividades físicas regularmente para promover o equilíbrio dos níveis de hormônios, fortalecer as defesas do corpo e ajudar a manter o peso corporal adequado. Além disso, é importante realizar exames de rotina e procurar um médico de confiança sempre que possível. Todos nós podemos fazer nossa parte na luta contra o câncer.
Categorias: Notícias Principais