Segurança do profissional de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente
A campanha 2020 do Dia Mundial da Segurança do Paciente tem como slogan 'Profissionais de saúde seguros, pacientes seguros' e chama para a defesa da segurança dos trabalhadores
Escolher trabalhar na área da saúde é assumir os desafios e os riscos inerentes à atuação destes profissionais. Destacamos as infecções, a violência, o estigma, os transtornos psicológicos e emocionais, bem como doenças e até mesmo a morte. É indiscutível a preocupação com a saúde e o bem-estar dos milhões de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19.
Assim, em 2020, no ano em que o mundo está enfrentando a pandemia da SARS-CoV-2, a Organização Mundial de Saúde (OMS), através de seus estados-membros, definiu que, no dia 17 de setembro, a campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente estará focada na segurança dos profissionais de saúde, com o tema “Segurança do profissional de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”.
Trabalhar em ambientes estressantes faz com que profissionais de saúde estejam mais sujeitos a cometer erros que podem causar danos ao paciente. A segurança dos profissionais de saúde é uma grande prioridade para a segurança do paciente.
A Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (SOBRASP), juntamente com outras instituições, incentivam para que nesta campanha sejam trabalhadas medidas como disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), treinamentos, ambientes de cuidado e processos de trabalho adequados ao tratamento de pacientes com doenças infectocontagiosas e, não menos essenciais, solidariedade, companheirismo, proteção contra o esgotamento físico e mental, manejo da ansiedade e depressão, e fortalecimento da resiliência.
O Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP) do Hospital e Maternidade Célia Câmara, em ação conjunta com o SESMT e a CCIH, apoiado pela diretoria e liderança da instituição, também está em campanha para a segurança desses profissionais. “Acreditamos que quando os profissionais são cuidados e se sentem seguros, eles têm melhores condições de cuidar melhor e serem agentes de segurança dos pacientes”.
Participem conosco dessa campanha!
Por Eni Cristine Santos Nascimento – Enfermeira NISP/HMMCC (Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara)
Categories: Notícias Principais