MNC é primeira unidade de saúde pública de Goiás com ronda via QR Code
Novo formato de verificação do serviço de controle garante maior segurança a usuários e colaboradores
A Maternidade Nascer Cidadão (MNC) passou a adotar um novo procedimento de ronda para a equipe de vigilância, via QR Code. Cada setor onde os vigilantes devem passar durante as patrulhas diárias é sinalizado com um código que permite à diretoria conferir o serviço realizado em tempo real e online. A novidade, instalada de forma pioneira em uma unidade de saúde pública no estado, visa oferecer mais segurança e agilidade na solução de problemas.
A vigilante Heloise Santana afirma que o procedimento “veio para ajudar a equipe”. Ela explica que, no próprio sistema, é possível fazer anotações de falhas encontradas. “Se tem uma porta aberta, uma lâmpada queimada, um carro estacionado em lugar errado, algum movimento suspeito, colocamos no sistema e a diretoria é acionada. Melhorou muito nossa comunicação”, afirma.
São 17 pontos de checagem visitados pela equipe de vigilância a cada hora. Durante o dia, a vigilante feminina faz também ronda nos quartos para checar portas, lâmpadas e equipamentos, além de fazer o controle dos acompanhantes. “Verificamos se está tudo bem, se precisam de algo ou se está no horário de sair da unidade”, conta Heloise.
Diretora-administrativa da MNC e responsável por solicitar o serviço, Joice Almeida fala que está satisfeita com a solução. “É uma tecnologia de ponta, em que podemos verificar as ocorrências apontadas pelos vigilantes em tempo real pelo aplicativo e solicitar que os reparos sejam feitos quase de imediato”, diz, que o sistema assegura que os vigilantes-ronda só podem passar para o próximo ponto de checagem ao cadastrarem que o anterior já foi verificado.
Por Monique Pacheco - Assessora de Comunicação da FUNDAHC
Categorias: Notícias Principais