HMDI e MNC recebem acreditação hospitalar Nível 1
Título conferido a unidades de saúde no Brasil todo reforça que as instituições municipais geridas pela FUNDAHC junto com a Prefeitura de Goiânia cumprem ou superam os padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Após auditoria rigorosa, o Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) alcançaram os títulos de unidades Acreditadas Nível 1 emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), acreditadora credenciada pelo Ministério da Saúde. O resultado foi concedido após rigorosa avaliação do IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde de todas as áreas de atividades das duas unidades de saúde, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
Neste primeiro nível de acreditação, o foco é na segurança do paciente, sendo imprescindível que a estrutura física das unidades de saúde esteja adequada para a execução das tarefas. Também deverá ser garantida a manutenção dos processos mediante a política interna da instituição, além de contar com funcionários habilitados para as funções que exercem.
“Esse resultado é uma validação externa do trabalho que vem sendo realizado diariamente por nossas equipes”, ressalta a médica Rossana de Araújo Zampronha, diretora-geral do HMDI, reforçando que a análise considerou a segurança do paciente durante toda sua estada no hospital.
Para Sebastião Teles, diretor-geral da MNC, a acreditação só foi possível pela atuação de todos os colaboradores, que se uniram e empenharam para garantir “assistência humanizada e de excelência a toda nossa comunidade”. O diretor destaca ainda que durante seus 20 anos de existência, a maternidade vem cumprindo um papel importante de assistência à saúde materno infantil na região Noroeste de Goiânia.
A acreditação atesta que ambas são seguras para os colaboradores e que prestam atendimento assistencial de saúde de qualidade à população. O título ONA Nível 1 “é um importante primeiro passo aos próximos que estão relacionados à gestão e à excelência”, finaliza dra. Rossana.
A Acreditação
A certificação ONA atesta a qualidade de todos os procedimentos das unidades de saúde, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. A ONA tem por finalidade a implantação e implementação de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando todos os serviços prestados a atingirem padrões mais elevados de qualidade.
As avaliações não são uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada. Ou seja, elas são feitas periodicamente e seguem protocolos adotados mundialmente por instituições de saúde para garantir a melhoria na qualidade e segurança no atendimento.
Por Monique Pacheco – Assessora de Comunicação da FUNDAHC
Categories: Notícias Principais