TASY HMDI 1

Sistema Tasy traz mais segurança e agilidade no atendimento do HMDI

Em 12/08/20 15:34. Atualizada em 07/07/23 22:41.

Tecnologia aliada à gestão da saúde e equipamentos de ponta garantem eficácia em todas as etapas dos processos do laboratório da unidade, desde a solicitação de exames à coleta e ao resultado

A equipe de Tecnologia da Informação da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC) finalizou a implantação do Sistema Tasy no laboratório do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) com a finalidade de garantir mais agilidade nos processos de solicitação, coleta e resultados de exames, além de trazer mais segurança aos pacientes, já que todas as etapas passaram a ser feitas de forma digital.

“Antes, os coletadores faziam escrita manual em cada frasco colhido. Agora, já fazem a coleta com a etiqueta de dados do paciente impressa diretamente do sistema, o que minimiza a troca de amostras e traz mais segurança”, explica a biomédica Monalize Vieira de Oliveira, supervisora do laboratório, destacando que outro benefício do sistema é a rastreabilidade das amostras. “Para todos os passos, desde a coleta até liberação do exame, temos indicadores como data, horário e quem coletou. Isso nos auxiliará inclusive a encontrar falhas e a solucioná-las”, completa.

As atividades realizadas na recepção de emergência, nos atendimentos de emergência e na classificação de risco já migraram para o novo sistema. A expectativa é que outras áreas do HMDI, como Internação, Central de Parto, e Centro Cirúrgico, tenham seus procedimentos incluídos no sistema em uma segunda fase de implantação, que terá início em outubro. Até o final de novembro, o Tasy estará implantado por completo no hospital.

Segundo Luciano da Silva Pereira, gestor de Tecnologia da Informação responsável pela implementação do Tasy, a mudança facilita a comunicação entre as unidades e gera economia. “Como o sistema é em nuvem, reduziremos bastante o uso de papel. Além disso, o prontuário é único para os três hospitais, assim como os resultados de exames. Se houver necessidade, como uma paciente atendida anteriormente em uma unidade que busque atendimento em outra, os profissionais terão acesso a um histórico, trazendo mais eficácia”, explica.

O laboratório do HMDI é onde são processadas também as amostras das outras unidades geridas pela FUNDAHC, a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e o Hospital e Maternidade Célia Câmara (HMCC), por isso essa unidade no sistema. Foram adquiridos equipamentos de última geração para garantir máxima eficiência nos resultados alcançados.

Diretor-técnico da unidade, o médico Denes Ribeiro assinala também a geração de relatórios com dados e estatísticas pelo sistema, o que trará mais transparência à gestão: “Teremos indicadores que nos permitem analisar cada etapa do atendimento e melhorar o que for necessário, como o tempo gasto no atendimento, no retorno dos exames, ou a proatividade específica de cada colaborador. Poderemos ainda levantar o perfil dos usuários e traçar estratégias para melhorar a assistência prestada no hospital”.

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Por Monique Pacheco - Assessora de Comunicação da FUNDAHC

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