Saúde Bucal: orientações odontológicas a gestantes
É comum, durante a gestação, as futuras mamães adotarem dietas e hábitos de vida mais saudáveis. Um detalhe, porém, nem sempre é lembrado pelas mulheres: os cuidados odontológicos neste período. Por essa razão, a FUNDAHC ouviu neste 20 de março, Dia Mundial de Saúde Bucal, especialistas que atuam em suas unidades para reforçar a importância da higiene da boca e esclarecer que os cuidados com a saúde bucal dos bebês podem influenciar na amamentação.
A odontóloga Iva Maria, que atua na Maternidade Nascer Cidadão (MNC), em Goiânia, explica que os tratamentos odontológicos na gravidez integram o conjunto de ações que são realizadas no pré-natal e que a saúde bucal está diretamente relacionada com saúde da gestante e do bebê. "Os atendimentos na área da odontologia podem ser realizados nos três trimestres de gestação, sempre seguindo critérios técnicos e seguros", afirma.
Os primeiros meses de gravidez são dedicados, de acordo com Iva Maria, para a prevenção de doenças orais e para o reforço de técnicas de escovação. Caso haja a necessidade de tratamento de doenças ou cirurgias, os odontólogos devem realizar os procedimentos no segundo trimestre da gestação. "Neste período podemos realizar restaurações, tratamento de gengivas e outras intervenções, ficando o último trimestre para acompanhamento do tratamento", orienta.
Todas essas ações e cuidados vão interferir na saúde dos bebês. É o que destaca Yvana Rispoli, odontopediatria do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI). Para ela, o pré-natal odontológico, que impede que bactérias presentes na boca causem danos ao feto, é tão importante quanto o acompanhamento após o parto: "depois do nascimento, é necessário diagnosticar precocemente alterações na cavidade bucal dos recém-nascidos que podem interferir na amamentação".
A alteração mais comum é a anquiloglossia, mais conhecida como língua presa, que pode colocar em risco a alimentação dos bebês e dificultar a respiração. "Por isso, neste Dia Mundial de Saúde Bucal é importante que todos entendam que realizar o pré-natal odontológico, a primeira avaliação após o nascimento e criar logo cedo uma rotina de visita ao dentista traz vantagens para a vida toda e garante que os pequenos cresçam mais conscientes da importância de manter bons hábitos de higiene", finaliza.
Categories: Notícias Principais