#DoeSangueAQuemGeraVida arrecada mais de 100 bolsas
Ação conjunta com o Hemocentro no HMDI e na MNC teve participação de colaboradores, familiares de pacientes e comunidade. Campanha acontecerá em junho no HMMCC
Nos últimos dias 25 e 26 de maio, o ônibus móvel do Hemocentro esteve no Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) e na Maternidade Nascer Cidadão (MNC) para a campanha de doação de sangue Amor de Mãe se Multiplica - Doe Sangue a Quem Gera Vida. A ação, criada com o intuito de contribuir com a reposição do estoque da Hemorrede estadual, coletou o total de 117 bolsas. Cada uma dessas bolsas pode ser usada para até 4 adultos ou 10 recém-nascidos, portanto, cerca de 500 vidas poderão ser salvas a partir da ação realizada das maternidades.
A ação foi pensada tendo em vista o alto consumo de sangue para os bebês internados na UTI Neonatal do HMDI, como prematuros extremos, e aqueles que têm a doença hemolítica do recém-nascido, além também do uso para as pacientes adultas em casos de pós-parto ou sangramentos durante o parto, por exemplo. Além disso, como as cirurgias eletivas foram temporariamente suspensas para que pacientes com COVID sejam atendidos, aquelas pessoas que estavam aguardando as intervenções têm precisado de transfusões de sangue. "Neste momento, em virtude da pandemia, percebemos que houve uma queda na procura aos bancos de sangue, e quando trazemos o Hemocentro para perto da comunidade, conseguimos aumentar o número de doações. Assim, ajudamos a repor o estoque de sangue utilizado nas unidades", pontuou Hérika Costa supervisora do laborário do HMDI.
Amplamente comemorado pelas equipes, o resultado superou a expectativa e despertou a intenção de transformar a campanha em uma ação contínua. "Além dos pacientes agendados conseguimos, apareceu muita gente para doar. Vale muito à pena participar, porque doar sangue salva vidas e é um gesto de carinho com o próximo. Essa foi a primeira de muitas. Vamos nos empenhar para fazer um evento maior e captar mais doadores em parceria com o Hemocentro", diz a biomédica Hellen Aquino, supervisora do laboratório da MNC.
Além das bolsas de sangue, realizou 41 cadastros de doadores de medula óssea. A campanha será realizada ainda no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) no mês de junho, concluindo a participação de todas as maternidades públicas municipais de Goiânia.
Por Monique Pacheco - Assessora de Comunicação da FUNDAHC
Categorias: Notícias Principais