HMDI usa cromoterapia e aromaterapia para auxiliar parto humanizado
Métodos não farmacológicos aliviam dores, trazem calma, concentração e autocontrole às mulheres em trabalho de parto
O período que antecede o nascimento de uma criança é conhecido por causar desconforto nas mulheres. Já nos pródomos do trabalho de parto, ou seja, no “pré-parto”, as contrações de treinamento vêm intensas e doloridas, causando incômodo, ansiedade e até preocupação em muitas mães. É grande o número de mulheres que buscam atendimento nas unidades de saúde acreditando estarem próximas a dar à luz, mas ainda faltam algumas horas para o bebê vir ao mundo.
Para auxiliar no alívio da dor nas pacientes, trazer bem-estar, autocontrole, calma, concentração, força e outras sensações fundamentais para o trabalho de parto e o parto, a equipe do Centro de Parto Normal do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) utilizam métodos como cromoterapia e aromaterapia.
Enfermeira obstetra há 7 anos na unidade, Sandra Martins conta que o time usa ainda “música para acalmar o ambiente, massagens para aliviar a dor, bola suíça para ajudar a dilatar mais rápido, a banheira para aliviar a dor e relaxar os músculos e vários outros métodos que auxiliam e proporcionam um trabalho de parto menos doloroso e mais rápido”, afirma, destacando que o atendimento na unidade é humanizado, respeitando a realidade e necessidades de cada mãe.
Ao final do parto, quando possível, as enfermeiras obstetras fazem ainda uma arte que chamaram de “Carimbo da Placenta”. Em uma cartolina ou outro material mais resistente, elas desenham o órgão e deixam um recado para mãe, bebê e os familiares recordarem com carinho do momento do nascimento. “Damos de presente às mamães, como lembrança de um dia inesquecível!”, conta Sandra.
O Hospital e Maternidade Dona Iris é uma unidade de saúde da Prefeitura de Goiânia gerida pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC).
Aromaterapia
A banheira ajuda a aliviar as dores
Modelo do Carimbo de Placenta
Mãezinha feliz com seu Carimbo de Placenta e equipe HMDI. (*foto tirada antes da pandemia do coronavírus)
Por Monique Pacheco - Assessora de Comunicação da FUNDAHC.
Categorias: Notícias Principais